Estados dão desconto ou isentam IPVA 2025 de carros elétricos e híbridos
Muitos estados oferecem isenção do IPVA ou benefícios para os donos de veículos eletrificados, mas é preciso ficar atento com as regras de cada um

Janeiro chegou e os estados brasileiros já definiram suas regras para o pagamento do IPVA 2025. Elétricos e híbridos podem receber descontos ou até mesmo a isenção do imposto, mas isso pode variar de acordo com as regras de cada local.
Para você não ficar na dúvida, separamos aqui os estados que beneficiaram os carros eletrificados em 2025.
Região norte
Começando pelo norte do país, por lá, nenhum estado oferece isenção ou desconto no IPVA para veículos eletrificados.
Porém, Acre e Tocantins têm projetos de lei circulando que buscam dar isenção para carros elétricos. No Amazonas, um PL foi aprovado em 2023 para isentar elétricos, híbridos e carros movidos a GNV, mas até agora nenhum benefício foi concedido.

Roraima oferecia a isenção para os carros híbridos e elétricos. Contudo, em 8 de outubro de 2024, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a Lei Estadual nº 1.983/2024, que previa os benefícios. A decisão foi favorável ao estado de Roraima, que alegou que a isenção representava uma renúncia de receita significativa para o estado, sem que houvesse uma estimativa de impacto financeiro adequado.
Região nordeste
A região nordeste é a que mais incentiva a compra de carros elétricos ou híbridos. Por lá, apenas o estado do Sergipe não tem algum tipo de desconto ou isenção no IPVA para os eletrificados.
Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte oferecem isenção total do IPVA apenas para os elétricos.
Na Bahia, para não pagar o imposto, o carro elétrico deve custar até R$ 300.000. No Maranhão, donos de elétricos também não pagam o imposto, e híbridos até R$ 150.000 têm a alíquota reduzida para 1%, desde que tenham sido adquiridos em uma concessionária Maranhense.
Em Alagoas a alíquota dos carros elétricos e híbridos é zerada apenas no primeiro ano após a aquisição. No segundo ano, a alíquota é de 0,5 % para os BEVs e de 0,75% para os híbridos. No terceiro ela sobe para 1% e 1,5%, respectivamente.
Ceará e Piauí oferecem alíquotas reduzidas, mas só para elétricos. Para os cearenses o imposto é de 2%, enquanto os piauienses pagam 1%.
Região centro-oeste
No centro-oeste, o Distrito Federal se destaca por oferecer isenção total do IPVA para elétricos e híbridos. Já o Mato Grosso do Sul oferece 70% de desconto no IPVA para elétricos e híbridos. Mato Grosso e Goiás não têm qualquer tipo de incentivo.
Região sudeste
Na região sudeste, o Espírito Santo é o único estado que não oferece isenção para carros elétricos. No Rio de Janeiro, elétricos e híbridos tem alíquotas reduzidas para 0,5% e 1%, respectivamente.

Já São Paulo e Minas Gerais determinaram recentemente suas novas regras para a cobrança de IPVA. Em Minas, os carros eletrificados não pagam o imposto, desde que sejam produzidos no próprio estado. Na prática, apenas os Fiat Fastback e Fiat Pulse acabam sendo contemplados.
Em São Paulo, os carros híbridos flex estão isentos do pagamento do IPVA por dois anos. Porém, o motor elétrico deve ter uma potência mínima de 54 cv (40 kW) e ser alimentado por um sistema de tensão com, no mínimo, 150 volts. Com esses critérios, apenas os Toyota Corolla e Corolla Cross são beneficiados.

A capital paulista, porém, oferece a restituição parcial do IPVA dos carros elétricos. Basicamente, a prefeitura de São Paulo abre mão de receber a sua quota-parte do imposto, devolvendo-o ao proprietário.
Região Sul
O Rio Grande do Sul é o único estado que oferece isenção total do IPVA para carros elétricos, mas os híbridos ficam de fora.
O Paraná oferecia a isenção até 2023, mas desde o ano passado deixou de oferecer o benefício para os elétricos. Já em Santa Catarina, também não há qualquer tipo de benefício, entretanto, existe um projeto de lei para isentar os carros elétricos tramitando Assembleia Legislativa do estado.