“Novo carro elétrico bate recorde de recarga mais rápida do mundo.” Pode ser que o leitor tenha visto essa afirmação algumas vezes nos últimos tempos, mas é isso mesmo: a indústria, em seus primeiros passos numa nova era, é marcada por avanços bem rápidos, e os recordes são quebrados com frequência. Agora, foi a vez da Lotus assumir a liderança da recarga automotiva.
A consultoria P3, especializada nos carros a bateria, vem realizando seu ranking anual de velocidade de carregamento. Não é só questão de potência máxima; o importante é a potência média ao longo de toda a recarga, pois à medida que a bateria enche é necessário habilidade dos engenheiros para que o congestionamento de elétrons nas células não provoque aquecimento excessivo.
O novo Lotus Emeya estreou causando espanto, pois, além do pico de 402 kW de recarga, o esportivo manteve média de 331 kW de 10 a 80% do processo. Para fins de comparação, a grande maioria dos carros elétricos à venda no Brasil mal passa dos 100 kW de pico.
Para permitir que os proprietários desfrutem da recarga ultrarrápida do Emeya, a Lotus precisou desenvolver os próprios carregadores junto a parceiros e instalá-los na China, com os primeiros pontos da Europa estreando por agora. O trabalho utilizou soluções análogas às dos próprios carros, dado que o principal recurso para controlar a temperatura das baterias também vale para os monstruosos eletropostos: o arrefecimento.
Criando a demanda
A Lotus acredita que um superesportivo elétrico como o Emeya deve ser recarregado com equivalente potência. Logo, coube à fabricante se juntar com fornecedoras para, juntas, criarem o “ecossistema” ideal para atendê-lo
Cabeça fresca
As baterias dos Lotus elétricos vêm da CATL, grande rival da BYD. A CATL Qilin é o que a empresa tem de melhor, e literalmente cria, em cada célula, caminhos esculpidos através de processos extremamente complexos, que diminuem o “engarrafamento” de íons. Como as células estufam, foi necessário criar um revestimento milimetricamente elástico e o toque final veio com as placas de troca de calor envolvidas em água.
Superlativo em tudo
Lançado neste ano, o Lotus Emeya tem 918 cv, vai de 0 a 100 km/h em 2,8 s e roda mais de 600 km sem recargas. É o melhor que a Geely tem reunido na plataforma EPA, exclusiva dos elétricos da marca inglesa. A Lotus argumenta que investir nos seus carregadores ultrarrápidos servirá também para quando outros EVs tiverem essa capacidade.
Carregador lubrificado
A Lotus criou carros com recarga tão rápida que também precisou lançar os carregadores para eles. Além da torre com dois pontos, é possível adquirir a tomada simples junto à caixa de força anexa. Todos utilizam a mesma tecnologia, que envolve cabos e outras partes num óleo de arrefecimento. Além de impedir o aquecimento excessivo, o óleo economiza peso: um cabo convencional chegaria aos 30 kg para dar conta de tanta potência.