Dodge Charger elétrico fracassou e está encalhado nas concessionárias
Lojistas estão oferecendo descontos bem generosos para tentar se livrar do estoque do Daytona EV

Havia muito expectativa sobre qual seria o primeiro muscle car elétrico a chegar ao mercado. A Dodge passou na frente de todo mundo, tirando o Charger e o Challenger de linha para apostar tudo no Charger Daytona EV, lançado em 2024.
Porém, o resultado ficou bem abaixo do esperado e foi uma transição que falhou miseravelmente. As concessionárias tem oferecido diversos tipos de bônus e descontos para tentar vender o estoque dos modelos 2024, junto com a linha 2025, que chegou com alguns benefícios oferecidos pela própria Dodge.

A versão Daytona R/T tem preço inicial de US$ 62.685 (R$ 366.782) e já pode ser encontrado com descontos a partir de US$ 6.500 (R$ 38.032). O site Carscoops cita até uma unidade à venda por US$ 39.945 (R$ 233.726), uma redução considerável.
Não é um valor apenas para vendas à vista. A própria Dodge começou um incentivo de US$ 6.500 (R$ 38.032) no programa de financiamento em 72 parcelas, algo incomum. Até mesmo o leasing está com condições especiais, com US$ 7.500 (R$ 43.884) de bônus.
A situação está tão difícil que o Charger Daytona EV vendeu menos do que as versões a combustão do Charger e Challenger, mesmo que a produção de ambos tenha sido encerrada no final de 2023.

Além da dificuldade para mudar a mentalidade dos clientes, o muscle car tem um problema sério de preço. Ao colocar os opcionais na versão topo de linha, é possível passar dos US$ 100.000 (R$ 585.120), algo que não é normal para os esportivos da Dodge.
Por enquanto, a única solução é o Charger Sixpack, versão que utiliza um motor 3.0 biturbo de seis cilindros e com 558 cv. Rumores surgiram nas últimas semanas dizendo que a Stellantis estuda a volta do motor V8 Hemi e estaria pensando em como colocar o propulsor sob o capô do novo Charger, um problema grande pois a plataforma não foi preparada para esta mecânica.
O Dodge Charger EV é oferecido com duas opções de motorização. A primeira usa dois motores elétricos, um em cada eixo, com 503 ou 700 cv de potência, dependendo da versão escolhida. A configuração SRT Banshee utiliza três motores, chegando aos 1.338 cv de potência. Todos tem tração integral.