Denza Z9 GT é perua elétrica de quase 1.000 cv feita por BYD e Mercedes
Apesar de mirar no Porsche Taycan Sport Turismo como rival, a perua chinesa é bem maior que a alemã; a bateria será a Blade, da BYD
A Denza, marca nascida de uma parceria entre BYD e Mercedes-Benz na China, não está entre os nomes de maior sucesso por lá. Por isso, a chinesa tem apostado alto em busca do hype: depois da luxuosa minivan elétrica D9, a marca apresenta agora a Z9 GT, uma perua elétrica com quase 1.000 cv que quer disputar com ninguém menos que o Porsche Taycan Sport Turismo.
Com apresentação oficial marcada para acontecer na próxima semana, durante o Salão de Pequim, na China, a Denza Z9 GT teve seus primeiros detalhes e imagens revelados pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação chinês.
De acordo com o órgão, a perua combina três motores elétricos: um dianteiro de 312 cv e dois traseiros, com 326 cv cada um. Somados, eles entregam 965 cv de potência. Os dados de torque e desempenho não foram revelados até o momento, mas a marca diz que o modelo pode ultrapassar os 240 km/h.
Também não há informações sobre o tamanho da bateria e, consequentemente, do alcance projetado para a Z9 GT. O que se sabe, no entanto, é que, já que 90% da Denza pertence à BYD, a bateria utilizada não poderia ser outra senão a Blade, que promete maior segurança em casos de acidentes.
Apesar de concorrer com o Porsche Taycan Sport Turismo, a Denza Z9 GT é bem maior: são 5,18 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,50 m de altura e 3,13 de entre-eixos. O rival alemão tem 4,96 m de comprimento e 2,90 m de entre-eixos, diferenças significativas. O peso da chinesa também impressiona: 2.875 kg, mais do que um Rolls-Royce Cullinan.
O desenho do modelo segue a tendência das startups chinesas de carros elétricos, com superfícies limpas, linhas arredondadas e faróis estreitos. Atrás, as grandes lanternas seguem quase até o meio da tampa do porta-malas.
Nas imagens de registro, que não revelam o interior do modelo, é possível notar que há ao menos três desenhos diferentes para as rodas, para-choques dianteiros com mudanças sutis nos nichos (aparentemente com a adoção de mais radares), aerofólio móvel na tampa traseira e opção de retrovisores por câmeras, como os utilizados no Audi Q8 e-tron.