Denza B5 tem visual exclusivo para exportação e é próxima atração da BYD no Brasil
Modelo que será concorrente da GWM Tank, tem visual revelado no Oriente Médio e está prestes de ser lançado no Brasil

A BYD divulgou os detalhes dos Denza B5 e B8, que serão vendidos pela sua submarca de luxo Denza em sua estreia no Oriente Médio. Dos dois, apenas o B5 tem lançamento confirmado para o Brasil em outubro. As imagens antecipam o visual exato do SUV, que está mudando de marca ao sair da China.
Denza B5 chega ao Brasil ainda em 2025
Ambos os modelos só foram vistos rodando em território chinês, onde ambos são vendidos pela Fangchengbao – uma submarca da BYD que só existe por lá – com o nome Bao 5. Essa mudança implica em novos logotipos e grade dianteira, para que sejam vendidos como carros da Denza.
Já foi confirmado que o Denza B5 terá um motor 1.5 turbo combinado a dois motores elétricos, com 686 cv e 77,5 kgfm de torque. O SUV tem 4,89 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e 2,80 m de entre-eixos.
Autonomia e desempenho do Denza B5
De acordo com a montadora, o modelo tem uma autonomia de 125 km em modo elétrico, mas no ciclo chinês. A recarga da bateria, que tem 31,6 kW de capacidade, pode ser feita em menos de uma hora a uma potência de 40 kw. O B5 acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. No Brasil, seus concorrentes serão os SUVs da linha Tank, da GWM.
O Denza B5 está confirmado para o Brasil desde fevereiro, mas a BYD ainda está estruturando a operação da marca Denza, que será um tanto independente da BYD. Inclusive, a Denza terá concessionárias exclusivas e atendimento exclusivo, de acordo com seus produtos.

Acredita-se que, assim como na China, o Denza B5 terá equipamentos como head-up display com projeção no para-brisa equivalente a 50 polegadas, quadro de instrumentos digital, tela adicional para o carona, reconhecimento biométrico e sistema de som premium. No Brasil, o SUV híbrido poderá custar algo ao redor dos R$ 500.000.
Denza Z9 GT é outra aposta da marca
Outro carro da Denza já está confirmado para o Brasil. Trata-se do Z9 GT, uma perua elétrica com quase 1.000 cv que pode tentar disputar clientes com o Porsche Taycan Sport Turismo. Mas é bem maior: são 5,18 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,50 m de altura e 3,13 de entre-eixos.

A perua tem três motores elétricos: um dianteiro de 312 cv e dois traseiros, com 326 cv cada um. Somados, eles entregam 965 cv de potência e 117 kgfm. Com isso, acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 s e tem velocidade máxima de 240 km/h. A bateria tem 100 kW de capacidade, o que faz a marca declarar 630 km de autonomia no ciclo chinês WLTP (que chega a ser 20% mais otimista que os padrões globais).

O modelo é focado no luxo, tanto no acabamento quanto na lista de equipamentos, mas isso também tem correlação com a mecânica do carro. Sua suspensão é pneumática e adaptativa, se ajusta de acordo com o piso a todo momento para garantir o conforto dos passageiros.
E a Denza D9?
Outro carro da Denza que já foi apresentado no Brasil e vem sendo flagrado com regularidade é a van Denza D9, que é usada por diretores da BYD. O modelo pode estrear depois porque, diferentemente do B5, seu público-alvo será o de transporte executivo. A unidade mostrada anteriormente tinha apenas dois bancos traseiros individuais e reclináveis, além de itens para conforto como Smart TV com internet.

A van Denza D9 tem duas versões. A elétrica entrega 407 cv e 69,5 kgfm, com autonomia de 180 km graças a uma bateria de 40 kWh. Já a híbrida combina o motor 1.5 turbo a gasolina de 140 cv a um motor elétrico de 230 cv, podendo receber ainda um motor elétrico traseiro de 62 cv para compor a tração integral.