O crescimento no número vendas de carros híbridos e elétricos no Brasil é notável. Antes mesmos de falarmos sobre dados oficiais e o aumento de emplacamentos, apenas uma observação diária durante o trânsito já é suficiente para notar o avanço do segmento no Brasil. Carros elétricos ou híbridos já fazem parte da paisagem.
O aumento foi contínuo ao longo do ano, mas no mês de novembro um novo recorde de emplacamentos foi registrado. Apenas no mês passado, cerca de 10.601 unidades de veículos eletrificados foram emplacadas, com destaques para os BEVs (totalmente elétricos) com 3.197 emplacamentos. Além disso, por mais um mês consecutivo a BYD tomou conta do segmento e o Dolphin se manteve no topo como carro elétrico mais vendido do Brasil.
Os 10 carros elétricos mais vendidos do Brasil em novembro
BEVs MAIS EMPLACADOS EM NOV/23 | ||
1º | BYD Dolphin | 1.373 |
2º | BYD Dolphin Plus | 321 |
3º | BYD Yuan Plus | 286 |
4º | Volvo XC40 | 172 |
5º | Volvo C40 | 135 |
6º | BMW iX1 | 116 |
7º | BYD Seal | 81 |
8º | Mini Cooper S Eletric | 55 |
9º | Renault Megane E-Tech | 50 |
10º | Renault Kangoo E-Tech | 49 |
O ranking dos HEVs (híbridos) e PHEVs (híbridos plug-in) também tiveram um modelo da BYD à frente. O SUV plug-in BYD Song Plus segue em alta nas vendas e ficou em primeiro lugar em novembro com mais que o dobro de vendas do segundo colocado, o Chery Tiggo 8 Pro Hybrid.
Os 10 híbridos e plug-in mais vendidos do mês de novembro
HEVs e PHEVs MAIS EMPLACADOS EM NOV/23 | ||
1º | BYD Song Plus | 1.523 |
2º | Chery Tiggo 8 Pro Hybrid | 655 |
3º | GWM Haval H6 Premium HEV | 616 |
4º | GWM HavalH6 GT PHEV | 472 |
5º | Volvo XC60 | 176 |
6º | BMW X5 | 166 |
7º | GMW Haval G6 Premium PHEV | 153 |
8º | BMW X3 | 113 |
9º | Toyota RAV4H | 102 |
10º | Audi Q5 SB | 95 |
A expectativa é que o mês de dezembro já supere novembro, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), levando em conta a antecipação das vendas, antes das novas alíquotas de importação de veículos eletrificados entrarem em vigor.
O ano de 2023 já é o grande divisor de águas para o mercado de elétricos no Brasil. Pela primeira vez o mercado realmente se consolidou e alcançou números importantes pensando na transição para a descarbonização.
O grande aliado para esse feito acontecer são os novos investimentos de empresas estrangeiras no setor, principalmente chinesas, com destaque para BYD e GWM, que forçaram os valores dos modelos eletrificados ficarem competitivos quando comparados com os veículos a combustão.
Expectativas superadas
O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, previu que o ano de 2023 teria recordes de vendas de carros eletrificados. No entanto, os números foram melhores do que ele imaginava. A previsão feita no primeiro semestre era que os emplacamentos chegariam a marca de 80.000 no final de 2023. Mas, com as últimas avaliações, o número total pode chegar perto dos 90.000 veículos.
Em comparação a 2022, significa um aumento que pode variar entre 62% e 83% sobre as vendas totais, que foram de 49.245 carros.
Pegando de janeiro a novembro deste ano e comparando com o mesmo período de 2022, há um aumento de 78%. Em 2023, cerca de 77.648 veículos eletrificados foram vendidos até o momento, contra 43.658 de janeiro a novembro de 2022.
Já comparando com o mesmo mês de novembro de 2022, o crescimento é ainda maior. No ano passado, cerca de 4.995 modelos eletrificados foram emplacados em novembro. Colocando ao lado do recorde de 10.601 unidades deste ano, dá um aumento de cerca de 112%, ou seja, o número de emplacamentos de eletrificados mais do que dobrou nos últimos 12 meses.
Desde a chegada dos modelos eletrificados no Brasil em 2012, cerca de 204.152 unidades já estão em circulação pelo país.
Participação de mercado
Outro dado histórico para o segmento de carros eletrificados no Brasil está em sua participação em relação ao total de emplacamentos de veículos leves no mercado interno. Segundo a Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave), 201.649 unidades foram emplacadas no mês de novembro. Desse número total, 5,2% foram apenas de veículos eletrificados, equivalente aos 10.601 unidades mencionados anteriormente. Em novembro de 2022, esta participação era de 2,6%.
A participação de cada modelo no número total ficou a seguinte:
- 38% PHEV (4.004 unidades),
- 30% BEV (3.197)
- 18% HEV flex (1.910)
- 14% HEV a gasolina/diesel (1.490).