Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como são os carros chineses que a Chevrolet venderá no Brasil em 2025

Chevrolet poderá apostar em carros chineses da Baojun e Wuling para ter carros elétricos mais baratos que os Equinox e Blazer EV

Por Lucas Parente
14 nov 2024, 15h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Chevrolet do Brasil tem evitado a estratégia de importar carros chineses, como faz em outros países da América Latina. Mas, ao que parece, esta resistência pode ter chegado ao fim, já que a empresa colocou alguns carros da SGWM camuflados pelas ruas do país.

    SGWM é a joint venture SGWM formada pela Chevrolet e pelas fabricantes chinesas SAIC e Wuling. Até o momento, dois modelos foram flagrados em solo brasileiro, o Wuling Starlight S e o Baojun Yep Plus.

    Eles têm rodado pelas ruas brasileiras bem camuflados, mas com a mensagem “Em breve sua vida será mais elétrica” ou “Mais eletricidade para você” nas laterais. O fato da empresa realizar testes nas ruas ao invés do campo de provas da empresa em Indaiatuba (SP) revela que a Chevrolet já definiu uma data de lançamento e está apenas atiçando a curiosidade das pessoas.

    Chevrolet testa Wuling Starlight S no Brasil
    Chevrolet testa Wuling Starlight S no Brasil (@mentirasautomotivas/Instagram)

    Mas a GM ainda não está aberta a falar sobre isso. Durante o evento Eletric Days, na última terça-feira, questionamos o Vice-presidente da GM na América do Sul, Fábio Rua, sobre o planejamento da empresa para o lançamento dos novos carros elétricos da Chevrolet.

    De acordo com o executivo, ainda não há nada certo. Disse que a Chevrolet nem sabe se os veículos serão realmente disponibilizados para o mercado brasileiro. Isso pode ser apenas uma forma de esconder o jogo.

    Continua após a publicidade
    Flagra SUV elétrico Yep Plus
    O visual quadrado remete aos Land Rover Defender, mas em um corpo bem menor (Rafael Franchi/Mentiras Automotivas/Instagram)

    Os modelos chineses da Chevrolet não seriam lançados em 2024, mas em 2025. A marca pretende aumentar seu portfólio elétrico no Brasil, com modelos híbridos e elétricos. Isso já começou com a vinda dos novos Equinox e Blazer elétricos neste ano. Porém, a marca também pretende ter opções mais baratas, que possam atender um público de maior volume. E os modelos chineses, provavelmente, serão responsáveis por isso.

    Chevrolet testa Wuling Starlight S no Brasil
    Chevrolet testa Wuling Starlight S no Brasil (@mentirasautomotivas/Instagram)

    Como são os carros chineses da Chevrolet?

    Baojun Yep Plus

    O SUV elétrico flagrado pelas ruas brasileiras é basicamente um “jipinho” chinês, com carroceira quadrada. Com 4 m de comprimento, 1,68 m de altura, 1,72 m de largura e entre-eixos de 2,56, o modelo é a versão maior do Yep, que só tem duas portas.

    O visual combina elementos vistos no Land Rover Defender, mas com um toque chinês. O conjunto óptico frontal é composto por quatro retângulos e todo o sistema fica abrigado em uma peça preta. O para-choque é robusto, que passa um ar aventureiro e bruto.

    Continua após a publicidade
    Baojun Yep Plus
    Baojun Yep Plus (Baojun/Divulgação)

    A parte traseira repete a fórmula vista na frente. As lanternas em led são repartidas mas estão sobrepostas sobre uma peça branca. O pára-choque é elevado e há um enfeite na coluna ‘C’ que é a principal referência ao Defender.

    Baojun Yep Plus
    Baojun Yep Plus (Baojun/Divulgação)

    Do lado de dentro, ele tem telas integradas para o quadro de instrumentos e central multimídia, cada uma com 10,25’’. Há ainda sistemas de auxílio à condução, que inclui estacionamento autônomo, auxílio à condução, que inclui estacionamento autônomo, auxílio de troca de faixa e câmeras com visão 360º.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Na China, ele é oferecido com um motor elétrico de 101 cv e bateria de 41,9 kWh. O SUV pode chegar até os 150 km/h e tem autonomia de 400 km, de acordo com o ciclo chinês CLTC.

    Baojun Yep Plus
    Baojun Yep Plus (Baojun/Divulgação)

    Wuling Starlight S

    Outro chinês que está passando por testes no mercado brasileiro é o Wuling Starlight S. Este já é um SUV de porte médio, com 4,74 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,68 m de altura e 2,80 de entre-eixos, semelhante ao BYD Song Plus e GWM Haval H6

    Wuling Starlight S
    Wuling Starlight S (Divulgação/GM)

    Diferente do modelo anterior, este é bem mais potente. Há apenas um motor elétrico que gera 204 cv. Para alimentá-lo, escalam uma bateria LFP de 60 kWh, gerando uma autonomia de 510 km no ciclo chinês. Segundo a fabricante, usando uma estação de carga rápida, o SUV consegue recuperar 200 km de autonomia em apenas 15 minutos.

    Continua após a publicidade

    Os adesivos nas laterais indicam que o carro chegará na versão elétrica, mas há também uma variante híbrida plug-in disponível na China. Ela utiliza um motor 1.5 aspirado de 106 cv e um elétrico de 204 cv. As baterias podem ser de 9,5 kWh ou 20,5 kWh, entregando autonomia elétrica de 60 km e 130 km, respectivamente, no modo elétrico. Seria uma boa pedida para o mercado brasileiro também.

    Wuling Starlight S
    Wuling Starlight S (Divulgação/GM)

    Como todo carro chinês, por dentro há muitas telas e poucos botões. Uma tela enorme de 15,6” serve como central multimídia e um painel de instrumentos digital de 8,8”. A Wuling também destaca alguns sistemas como: reconhecimento de voz, chave bluetooth, pacote ADAS com piloto automático adaptativo, assistente de permanecia de faixa e frente automática de emergência.

    Wuling Starlight S
    Wuling Starlight S (Divulgação/GM)

    Os modelos não tem previsão de chegada ao mercado brasileiro. Mas, como feito em outros mercados da América Latina, provavelmente, eles abandonaram os logos chineses e serão comercializados no Brasil utilizando o logotipo da Chevrolet.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.