Como carros elétricos resolverão grande problema de energia solar e eólica
Tecnologia V2G permite aproveitar energia ociosa armazenada nas baterias dos carros para completar produção de usinas eólicas e solares sob grande demanda
Praticamente todas as grandes indústrias trabalham com estoques para equilibrar oferta e demanda, mas com a eletricidade é diferente. Baterias capazes de atender cidades inteiras seriam caríssimas, e os sistemas elétricos produzem a energia exata que será gasta no momento; seja abrindo as comportas da hidrelétrica ou queimando mais carvão, por exemplo.
Com as fontes renováveis não é bem assim, já que estamos longe de controlar o Sol ou os ventos. Mas os carros elétricos, com a tecnologia V2G, podem ser bem úteis na hora de fazer a conta fechar. Disponível em modelos como o Nissan Leaf, Kia EV6 e Ford F-150 Lightning, o V2G permite que o automóvel também envie eletricidade de volta à rede.
O ideal é que o dono recarregue seu elétrico em momentos de baixa demanda, como as madrugadas, e, nos picos, venda parte da eletricidade armazenada para o sistema. Caso faça isso com constância, dá para tirar um dinheiro extra no fim do mês.
No Hemisfério Norte, o V2G está ganhando força. Aqui perto, o Uruguai já cobra menos pela eletricidade noturna, a fim de otimizar suas usinas eólicas, que ficavam ociosas durante as madrugadas (quando venta mais). No futuro, com base na quantidade de carros conectados à tomada e nas rotas que os donos fazem rotineiramente (ou têm programadas na agenda) será possível calcular quanto cada carro cederá à rede, a fim de sanar a demanda da população e não deixar ninguém a pé.