Com plataforma da VW, Ford Capri ressurge na Europa como SUV elétrico
SUV cupê é baseado no Explorer e tem a mesma plataforma MEB dos VW ID.4 e ID.5, mas mantém referências ao Capri antigo
A Ford está revivendo um antigo conhecido dos europeus, mas em uma nova interpretação: agora como um elétrico. O novo Capri é um SUV cupê baseado no Explorer e, consequentemente, também utiliza a plataforma MEB da Volkswagen, usada nos ID.4 e ID.5.
O Capri original foi lançado na Europa no final dos anos 1960, como uma tentativa de replicar o Mustang, que fazia sucesso com o público americano. Desse modelo, o novo SUV herda a silhueta com o caimento cupê e alguns easter eggs.
O conjunto óptico, por exemplo, tem LEDs quádruplos que remetem ao Capri original. O mesmo vale para as janelas traseiras ovais, o discreto vinco nos para-lamas, e o spoiler “rabo de pato” na ponta do porta-malas.
Na cabine, o volante tem um pequeno detalhe em aço na base, que era usado nos Capri antigos. De resto, ele repete a cabine do Explorer, com uma tela vertical de 14,6’’ que ocupa quase todo o painel, deixando pouco espaço para comandos físicos.
Na mecânica, a versão mais simples tem apenas um motor elétrico e tração traseira. Essa é a única semelhança entre o Capri elétrico e o V6 original, já que a potência do SUV cupê chega aos 286 cv, proporcionando um 0 a 100 km/h de 6,4 s.
Há ainda a versão de tração integral e com dois motores. A potência sobe para 340 cv, enquanto o tempo de 0 a 100 km/h cai para 5,3 s.
Outra diferença entre as duas variantes é a bateria. O Capri monomotor é equipado com baterias de 77 kWh, um pouco menor que a da versão AWD, de 79 kWh. Apesar disso, ela entrega até 627 km de autonomia, de acordo com a Ford, enquanto o modelo mais potente tem até 592 km devido ao peso e potência maiores.
De fábrica, o Capri vem equipado com ar-condicionado dual-zone, assentos dianteiros com massageador, aquecedor e ajustes de 12 posições, retrovisores aquecidos e rebatíveis que projetam a imagem de um Capri no chão, entrada e partida sem chave, carregamento de telefone sem fio e Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Por padrão na versão de tração integral e disponível como opcional para o RWD, há o pacote Premium. Ele inclui mais itens como sistema de som Bang & Olufsen com 10 alto-falantes e subwoofer, iluminação ambiente interna e faróis de LED matriciais.
Há também rodas de 20 polegadas e sistemas de auxílio à condução como head-up display, assistência ativa de estacionamento, mudança de faixa assistida e uma câmera de 360 graus. Porém, o peso extra do pacote gera uma perda de até 32 km de alcance.
Ainda sem preço oficial, a especulação é que o Capri chegue ao Reino Unido por cerca de 45.875 libras (R$ 317.832, em conversão direta), subindo para 49.975 libras (R$ 346.237) com o pacote Premium. Já o topo de linha com dois motores deverá custar 53.975 libras (R$ 373.950).
Essa faixa de preço é bem próxima do ‘irmão’ Explorer e do Mustang Mach-E, outro SUV elétrico da Ford. A diferença, é que o Mustang tem uma variante esportiva GT de 487 cv, e que custa mais de 67.000 libras (R$ 464.190).
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