A Citroën revelou o novo Berlingo 2024, que tem como destaques a motorização exclusivamente elétrica para a Europa, além da nova identidade visual da marca, iniciada no novo C3 – o europeu, não o brasileiro. Apesar da grande mudança de estilo, não se trata de uma nova geração, mas de uma reestilização.
Chamado de e-Berlingo, o novo modelo mantém o formato de carroceria já conhecido de gerações anteriores, mas com um design mais moderno. A dianteira abandona os faróis em dois pares, muito semelhantes aos do atual C4 Cactus, e adota a nova identidade europeia da marca, com traços mais simples e retos.
O para-choque tem volumes bem marcados, aberturas horizontais e abriga os pequenos faróis de neblina, em uma porção plástica sem pintura. A grade superior é fechada e ostenta o novo logotipo da Citroën, enquanto os faróis, full led, formam letras “C” invertidas,
A traseira recebeu uma atualização mais discreta e, de novo, há apenas um reposicionamento dos logotipos. O duplo chevron da marca desaparece, dando lugar ao nome Citroën por extenso do lado esquerdo da tampa. As lanternas verticais não mudaram. Há ainda racks de teto opcionais e rodas de 16 ou 17 polegadas.
Por dentro, o e-Berlingo tem novos bancos, que a Citroën afirma ter “espuma específica de alta qualidade”, nas três fileiras. O painel tem o mesmo desenho geral, mas o volante de quatro raios, com base achatada, é novo.
Há também uma ampla gama de tecnologias, como a nova tela da central multimídia, com 10” e Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Um quadro de instrumentos digital de 10” também está incluso, além de carregador por indução e 18 tecnologias de assistência de direção, incluindo Cruise Control Adaptativo, segundo a marca.
O funcionamento disso tudo fica por conta de uma bateria LFP de 50 kW que aciona um motor elétrico de 136 cv – o mesmo que equipa o Peugeot e-208 GT vendido no Brasil. Segundo a Citroën, o Berlingo elétrico pode rodar até 320 km com apenas uma carga no ciclo WLTP.
Como padrão, ele possui um carregador de bordo de 7,4 kW, mas tem opcional de um carregador trifásico de 11 kW. Nestes dois, o carro leva 7,5 horas e 5 horas, respectivamente, para ir de 0 a 80%. Em um carregador rápido de 100 kW, o carro leva 30 minutos para alcançar esta mesma carga.
Embora o novo Berlingo elétrico seja oferecido exclusivamente na Europa, ele também terá configurações a combustão em outros mercados. Valores para o modelo ainda não foram revelados, assim como as especificações das demais versões.