Cientistas desenvolvem bateria em estado sólido à prova de incêndio
Bateria utiliza um novo composto químico sólido capaz de evitar incêndio nas baterias e ainda deixá-las mais duráveis e eficientes

Casos de carros elétricos pegando fogo sempre chamam muito a atenção das pessoas. Embora a probabilidade deles entrarem em combustão seja menor se comparado aos veículos a combustão, os cientistas estão focados em desenvolver tecnologias que tornem as baterias ainda mais seguras para os motoristas.
Na Coreia do Sul, um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia Daegu Gyeongbuk desenvolveram uma bateria de lítio metálico capaz de extinguir o incêndio sozinha.
No caso dos elétricos, apesar das chances de incêndio serem menores, as chamas são mais intensas. Isso acontece graças ao fenômeno chamado fuga térmica, que faz com que as células de íons de lítio queimem incontrolavelmente por horas.
A bateria em estado sólido criada pelos cientistas sul-coreanos utiliza um “eletrólito de polímero sólido de camada tripla”, capaz de prevenir que essa fuga térmica aconteça.

Cada camada tem uma função distinta, aumentando significativamente a segurança e a eficiência da bateria. Este eletrólito incorpora “decabromodifenil etano (DBDPE)” para evitar incêndios, “zeólita” para aumentar a força do eletrólito e uma alta concentração de um sal de lítio, que facilita o movimento rápido de íons de lítio.
Com isso, a bateria não só fica mais segura, como também mais eficiente. O composto também permite taxas de transferência de energia mais rápidas, além de ter uma vida útil maior. Após 1.000 ciclos de carga e descarga, a bateria de metal de lítio manteve quase 88% de sua capacidade original.
“Prevê-se que esta pesquisa contribua significativamente para a comercialização de baterias de lítio metálico usando eletrólitos [de polímero sólido], ao mesmo tempo, em que fornece maior estabilidade e eficiência [para] dispositivos de armazenamento de energia”, disse o pesquisador principal do estudo, Dr. Kim Jae-hyun, em um comunicado à imprensa.
Embora possam ser usadas em diversas aplicações, as baterias de estado sólido estão para se tornar tendência no setor automotivo. A Chery já iniciou a construção de uma linha de produção para lançar o primeiro carro de produção com essa tecnologia.
Já a Toyota tem mais de 1.300 patentes de baterias de estado sólido e planeja iniciar sua produção em massa em 2030. Há ainda uma iniciativa chinesa, que une empresas como a CATL, BYD e Nio para, para desenvolver e criar uma cadeia de suprimentos para as baterias de estado sólido.
A LG, por outro lado, teve outra solução para deixar os carros mais seguros, criando uma bateria com uma “camada de segurança”, atuando como um fusível e evitando que a fuga térmica aconteça.
“O material de supressão térmica desenvolvido pela LG Chem é um material composto que altera sua resistência elétrica com base na temperatura, atuando como um ‘fusível’ que bloqueia o fluxo de eletricidade nos estágios iniciais de superaquecimento”, disse a empresa em um comunicado.