Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Spark EUV aparece na comemoração de 100 anos da Chevrolet no Brasil

SUV elétrico tem origem chinesa e visual simpático e poderá ser montado no Brasil futuramente

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 jan 2025, 10h11 - Publicado em 23 jan 2025, 21h50
Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUV (Paulo Campo Grande/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Foi de surpresa. Durante a comemoração de 100 anos no Brasil, a Chevrolet levou ao palco um pequeno SUV de linhas quadradas e visual simpático: é o Spark EUV, que poderá se tornar o carro elétrico mais barato da marca no Brasil.

O modelo é de origem chinesa. Seu nome original é Baojun Yep Plus, fruto de uma joint-venture entre a GM e o conglomerado chinês SAIC. Com a gravatinha preta estampada na frente e na traseira, assume o nome Spark EUV. Spark era um hatch compacto menor que o Celta que não foi vendido no Brasil e EUV remete ao Bolt EUV, e vem de “Electric Utilitary Vehicle”, ou veículo utilitário elétrico.

Chevrolet Spark EUV
(Paulo Campo Grande/Quatro Rodas)

Na verdade, nem o nome e nem qualquer data de lançamento foi divulgada pela Chevrolet no evento. Mas o nome Spark EUV foi revelado por flagras do carro feitas em um porto no finalzinho de 2024. O evento no Brasil foi a primeira aparição oficial no mundo.

Chevrolet Spark EUV
(Paulo Campo Grande/Quatro Rodas)

A carroceria quadrada chama a atenção e pode ajudar a aproveitar as dimensões que são menores que as de um Onix: tem 3,99 metros de comprimento, 1,76 m de largura. 1,73 m de altura e com um entre-eixos de 2,56 m.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Como sua proposta é ser usado na cidade, não espere por uma motorização robusta. Na China, seu motor elétrico é de somente 101 cv e é alimentado por uma bateria LFP de 41,9 kWh. Pelo ciclo de testes chinês CLTC, sua autonomia chega a 401 km.

Chevrolet Spark EUV
(Paulo Campo Grande/Quatro Rodas)

Entre os equipamentos figuram câmera 360°, assistente de faixa, assistente de estacionamento, ar-condicionado digital, faróis de led com acendimento automático, painel de instrumentos de 8,8”, central multimídia de 10,1”, banco do motorista com ajuste elétrico, piloto automático adaptativo.

Continua após a publicidade
Painel do Baojun Yep Plus
Painel do Baojun Yep Plus (SAIC/Divulgação)

A única diferença visível na cabine, na comparação com o carro vendido na China, é a gravata preta no miolo do volante.

Baojun-Yep-a-1536x864

Na China, ainda existe o Baojun Yep, com apenas duas portas e 3,32 m de comprimento. Seu motor elétrico tem apenas 68 cv e o cliente pode comprar, como opcional, uma tela personalizável para colocar na tampa do porta-malas.

Continua após a publicidade

Chevrolet quer nacionalizar carros chineses

Wuling Starlight S

O Spark EUV está em testes de rodagem no Brasil desde outubro, mas não é o único chinês que a GM trouxe ao país. O outro é o Wuling Starlight S, um SUV de porte médio, com 4,74 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,68 m de altura e 2,80 m de entre-eixos, que será vendido no Brasil em versões elétrica e híbrida.

O Starlight S elétrico tem 510 km de alcance pelo ciclo de testes chinês, contando com uma bateria LFP de 60 kWh, abastecendo o motor de 204 cv.

Wuling Starlight S
Wuling Starlight S (Divulgação/GM)
Continua após a publicidade

Já a versão híbrida plug-in é equipada com um motor 1.5 aspirado de 106 cv e um elétrico de 204 cv. Pode utilizar baterias de 9,5 kWh ou 20,5 kWh, entregando uma autonomia no modo elétrico de 60 km e 130 km, respectivamente. A fabricante diz que o SUV é capaz de rodar por até 1.100 km.

No lançamento, tanto o Chevrolet Spark EUV quanto a versão Chevrolet do Starlight S seriam importados da China. QUATRO RODAS apurou que a intenção da General Motors é nacionalizar a montagem destes carros para driblar o aumento gradual da taxação de carros híbridos e elétricos importados. A Chevrolet avalia fazer montagem em CKD dentro de alguma de suas fábricas ou mesmo terceirizar a montagem para outras empresas no Brasil.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.