Spark EUV aparece na comemoração de 100 anos da Chevrolet no Brasil
SUV elétrico tem origem chinesa e visual simpático e poderá ser montado no Brasil futuramente

Foi de surpresa. Durante a comemoração de 100 anos no Brasil, a Chevrolet levou ao palco um pequeno SUV de linhas quadradas e visual simpático: é o Spark EUV, que poderá se tornar o carro elétrico mais barato da marca no Brasil.
O modelo é de origem chinesa. Seu nome original é Baojun Yep Plus, fruto de uma joint-venture entre a GM e o conglomerado chinês SAIC. Com a gravatinha preta estampada na frente e na traseira, assume o nome Spark EUV. Spark era um hatch compacto menor que o Celta que não foi vendido no Brasil e EUV remete ao Bolt EUV, e vem de “Electric Utilitary Vehicle”, ou veículo utilitário elétrico.

Na verdade, nem o nome e nem qualquer data de lançamento foi divulgada pela Chevrolet no evento. Mas o nome Spark EUV foi revelado por flagras do carro feitas em um porto no finalzinho de 2024. O evento no Brasil foi a primeira aparição oficial no mundo.

A carroceria quadrada chama a atenção e pode ajudar a aproveitar as dimensões que são menores que as de um Onix: tem 3,99 metros de comprimento, 1,76 m de largura. 1,73 m de altura e com um entre-eixos de 2,56 m.
Como sua proposta é ser usado na cidade, não espere por uma motorização robusta. Na China, seu motor elétrico é de somente 101 cv e é alimentado por uma bateria LFP de 41,9 kWh. Pelo ciclo de testes chinês CLTC, sua autonomia chega a 401 km.

Entre os equipamentos figuram câmera 360°, assistente de faixa, assistente de estacionamento, ar-condicionado digital, faróis de led com acendimento automático, painel de instrumentos de 8,8”, central multimídia de 10,1”, banco do motorista com ajuste elétrico, piloto automático adaptativo.

A única diferença visível na cabine, na comparação com o carro vendido na China, é a gravata preta no miolo do volante.
Na China, ainda existe o Baojun Yep, com apenas duas portas e 3,32 m de comprimento. Seu motor elétrico tem apenas 68 cv e o cliente pode comprar, como opcional, uma tela personalizável para colocar na tampa do porta-malas.
Chevrolet quer nacionalizar carros chineses
O Spark EUV está em testes de rodagem no Brasil desde outubro, mas não é o único chinês que a GM trouxe ao país. O outro é o Wuling Starlight S, um SUV de porte médio, com 4,74 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,68 m de altura e 2,80 m de entre-eixos, que será vendido no Brasil em versões elétrica e híbrida.
O Starlight S elétrico tem 510 km de alcance pelo ciclo de testes chinês, contando com uma bateria LFP de 60 kWh, abastecendo o motor de 204 cv.

Já a versão híbrida plug-in é equipada com um motor 1.5 aspirado de 106 cv e um elétrico de 204 cv. Pode utilizar baterias de 9,5 kWh ou 20,5 kWh, entregando uma autonomia no modo elétrico de 60 km e 130 km, respectivamente. A fabricante diz que o SUV é capaz de rodar por até 1.100 km.
No lançamento, tanto o Chevrolet Spark EUV quanto a versão Chevrolet do Starlight S seriam importados da China. QUATRO RODAS apurou que a intenção da General Motors é nacionalizar a montagem destes carros para driblar o aumento gradual da taxação de carros híbridos e elétricos importados. A Chevrolet avalia fazer montagem em CKD dentro de alguma de suas fábricas ou mesmo terceirizar a montagem para outras empresas no Brasil.