Chevrolet Spark EUV vem ao Brasil com limitações de Dolphin Mini e Pajero
Jipinho de vocação urbana será um dos carros elétricos mais baratos do Brasil, mas tem características que podem mais atrapalhar do que ajudar

Mesmo após fazer sua primeira aparição mundial na comemoração dos 100 da Chevrolet no Brasil, o elétrico Spark EUV circulando por São Paulo carregado de camuflagem. É de propósito: a camuflagem estimula a curiosidade com a seguinte mensagem nas portas “Mais eletricidade para você”.
O Chevrolet Spark EUV será o carro elétrico mais barato da marca e um dos mais baratos do Brasil, podendo ficar abaixo dos R$ 200.000. Contudo, se não houver mudanças, terá uma mesma característica em comum com os primeiros BYD Dolphin Mini que chegaram ao Brasil.

O Spark EUV é fabricado na China, onde é vendido como Baojun Yep Plus pela SGMW (SAIC-GM-Wuling Automobile, uma joint-venture entre a General Motors e a SAIC) apenas com quatro lugares.

A unidade encontrada estacionada em São Paulo ainda tinha logotipos da Baojun escondidos pela camuflagem e também é um carro de quatro lugares. O carro carece de apoio de cabeça e cinto central traseiro.
Esta limitação de assentos no banco traseiro pode não fazer diferença para a maioria dos usuários, mas dificulta o uso do veículo como carro de aplicativo – o Renault Kwid E-Tech, porém, conseguiu driblar essa restrição. Contudo, aparentemente há espaço para mudanças no projeto: a cabine bastante vertical e o assoalho plano ajudaria a não ser tão apertado para três pessoas ali atrás.

O que não dá para driblar são as dimensões diminutas. O Chevrolet Spark EUV tem 3,99 metros de comprimento, 1,76 m de largura. 1,73 m de altura e com um entre-eixos de 2,56 m. É menor que um Onix.
Também foi possível notar que o carro de teste não tem tampão no porta-malas, mas isto pode ter sido removido. O que não dá para mudar é a abertura do porta-malas para o lado e que respeita a lógica dos carros de mão inglesa: a tampa se abre para a direita. Sendo assim, no Brasil ou na China o acesso é sempre pelo lado da rua e não pelo lado da calçada. É assim em todos os jipinhos e SUVs de origem japonesa.

O formato quadrado remete a uma série de veículos com alguma vocação off-road (ainda que em versões pontuais), como Jeep Renegade, Suzuki Jimny e Mitsubishi Pajero TR4, mas a proposta do Spark EUV será essencilemente urbana. Na China, seu motor elétrico é de somente 101 cv e é alimentado por uma bateria LFP de 41,9 kWh. Pelo ciclo de testes chinês CLTC, sua autonomia chega a 401 km.

Durante os 100 anos da Chevrolet, QUATRO RODAS pode registrar a única diferença aparente na cabine do carro ao ser convertido em Chevrolet: a gravatinha preta no volante. Entre os equipamentos figuram câmera 360°, assistente de faixa, assistente de estacionamento, ar-condicionado digital, faróis de led com acendimento automático, painel de instrumentos de 8,8”, central multimídia de 10,1”, banco do motorista com ajuste elétrico, piloto automático adaptativo – por meio de câmera no para-brisa e radar na base do para-choque dianteiro.
A Chevrolet ainda não falou em nome ou data de lançamento, mas este pequeno SUV elétrico será uma das suas novidades neste ano.
