Há algum tempo, a GM declarou que sua estratégia seria partir diretamente para os carros elétricos, pulando uma eletrificação gradativa, com híbridos. Porém, essa estratégia parece não se aplicar ao Chevrolet Corvette, que enfim ganha sua primeira versão híbrida para comemorar os 70 anos do seu esportivo mais famoso.
O Chevrolet Corvette E-Ray quebra três paradigmas em sua história, tornando-se o primeiro ‘Vette’ eletrificado, o primeiro com tração integral e o primeiro com tração dianteira, já que o motor elétrico foi colocado no eixo da frente e pode mover o veículo sozinho por alguns poucos quilômetros.
O baixo alcance no modo elétrico deve-se ao fato dele ser um híbrido convencional, ou seja, toda sua energia vem do motor a combustão ou da frenagem regenerativa. A bateria, de apenas 1,9 kWh, está montada abaixo do túnel central e alimenta o motor elétrico de 162 cv e 17,33 kgfm. Esse que pode empurrar o carro sozinho no chamado ‘Stealth Mode’, que elimina os estrondoso barulho do V8 para você sair de casa pela manhã sem receber reclamações dos vizinhos.
Tirando isso, o E-Ray tem exatamente a mesma mecânica do Corvette C8, com o V8 LT2 6.2 instalado em posição central e que sozinho gera 502 cv e 65 kgfm, e a transmissão automática de dupla embreagem e oito marchas, que transfere toda a força para as rodas traseiras.
Juntos, o V8 e o motor elétrico entregam uma potência combinada de 664 cv. São 162 cv a mais do que o C8, no qual é baseado, por isso é mais fácil compará-lo com o Corvette Z06 2023, que está um degrau acima.
O Z06 é bem mais potente. Seu motor V8 5.5 de virabrequim plano produz 679 cv. Por outro lado, o torque instantâneo do motor elétrico do E-Ray faz dele o Corvette mais rápido já produzido.
De acordo com a marca, ele vai de 0 a 97 km/h (60 mph) em 2,5 s, enquanto o irmão totalmente a combustão é um décimo mais lento. A mesma diferença de tempo vale para o quarto de milha, que o híbrido completa em 10,5 s.
Para completar, a GM equipou o esportivo híbrido com freios Brembo com discos carbono-cerâmicos leves, amortecedores Magnetic Ride Control 4.0 e rodas de cinco raios com desenho exclusivo.
Embora a mecânica seja do C8, na aparência ele traz mais detalhes do Z06. O mais evidente está na sua carroceria mais larga e com saídas de ar mais longas e finas. Porém, na traseira, o E-Ray não tem o grande aerofólio do ‘irmão’ mais potente e não repete o padrão dos escapamentos, mantendo as quatro saídas separadas, assim como C8.
O interior segue o mesmo dos demais modelos dessa geração. De especial, a Chevrolet preparou uma cor de acabamento interno em verde Artemis Dipped, mas que só estará disponível em 2024. Para a carroceria são 14 cores diferentes com a possibilidade de adicionar uma faixa dupla em azul, que corta o veículo do capô até o porta-malas.
O Corvette E-Ray cupê tem preço inicial de U$ 104.295 (R$ 532.780) é U$ 1.005 mais barato que o Z06 e mais de U$ 60.000 mais caro que o C8. Já o conversível parte dos U$ 111.295 (R$ 568.539). Segundo a Chevrolet, as vendas começarão ainda este ano, mas sem data específica.