Chery e Xiaomi lançam SUV elétrico que parece um Land Rover de brinquedo
Novo iCar V23 traz o que os jovens chineses querem: tecnologia, motores elétricos e cara de Defender. Isso dentro do que o preço baixo permite fazer
No Brasil, o iCar é apenas um subcompacto elétrico vendido pela Caoa Chery. Na China, porém, esse nome corresponde a uma família ampla, com cada vez mais versões em diferentes segmentos e que apostam em estilos curiosos e preços baixos. A adição da vez é o iCar V23, feito junto à Xiaomi e inspiração clara no Land Rover Defender.
Focado no público jovem, o iCar V23 surgiu da colaboração da Chery com a Zhimi, uma empresa de tecnologia que compõe o portfólio da Xiaomi (cujo novo SU7 vem causando correria nas lojas atrás). A parte de concepção do projeto ficou com a Zhimi, enquanto a Chery cuidará de fabricar, vender e dar assistência ao lançamento.
Com o mercado chinês acirradíssimo, o atrevimento pode ser o que falta para que um lançamento se destaque. Daí vem a escolha do design quadradão, ainda que as aparências enganem: o V23 tem dimensões de SUV compacto, com 4.22 m de comprimento, 1.91 m de largura, 1.84 m de altura e 2,73 m de entre-eixos
Dados mecânicos não foram revelados, mas haverá versões com tração traseira ou integral, com par de motores que deve chegar aos 283 cv. As baterias vêm da moderna CATL, com autonomia que deve exceder os 400 km. Além disso, há tecnologias de automação veicular e conectividade.
É claro que a semelhança com o Defender (com lanternas de Mercedes-Benz Classe G) não é coincidência: a ideia é atrair jovens que curtem o jipão inglês mas tem orçamento mais enxuto, capaz de pagar os cerca de R$ 100.000 que o iCar V23 deve custar na China. Todavia, não há milagres na indústria, e o custo menor fica claro no interior.
Apesar do estilo jovial e moderno, é notável a economia nos materiais utilizados. Outras simplificações incluem a falta do quadro de instrumentos, cujo papel é cumprido pela central multimídia que, por sua vez, é bem grande. Além disso, comandos de ar-condicionado são manuais e o plástico utilizado pode soar rústico para alguns.
O anúncio completo do iCar V23 está marcado para o dia 12 de abril, seguida pela estreia pública no Salão do Automóvel de Beijing. A parceria entre Xiaomi/Zhimi e Chery está só começando, pois até 2028 serão lançados outro seis carros elétricos, no mínimo.