Carro elétrico mais barato da GM ganha versão 4 portas por R$ 36.000
Wuling Mini EV cresceu para reforçar as vendas, mas continua menor do que um Kwid e tem apenas 205 km de autonomia

A joint venture chinesa que liga a General Motors às marcas Wuling e SAIC, na China, apresentou nesta semana uma nova versão de quatro portas do Hongguang Mini EV, o carro elétrico mais barato feito pelas parceiras. Por lá, o modelo sai por aproximadamente R$ 36.000, em conversão direta para a moeda brasileira.
Para receber as duas portas extras (e, consequentemente, dar mais conforto aos passageiros), o subcompacto cresceu em quase todas as direções. Ele passa a ter 3,26 m de comprimento (20 cm a mais), 1,51 m de largura (2 cm a mais) e 2,19 m de entre-eixos (18 cm a mais). Curiosamente, ele ficou 3 cm mais baixo, com 1,58 m de altura. Vale ainda a comparação de que, mesmo na nova configuração, o hatch chinês é menor do que um Renault Kwid, que tem 3,73 m de comprimento.

O visual do modelo, que é um sucesso na China com mais de 1,5 milhão de unidades vendidas em cinco anos, é o mesmo da versão de duas portas. Ele segue a característica aparência “fofa” e carismática dos compactos chineses, com faróis e lanternas arredondados, poucos vincos, rodas que remetem a flores e opções de cores chamativas para a carroceria.
Quanto à mecânica, o Mini EV pesa 780 kg, tem um motor elétrico dianteiro de 41 cv de potência e a velocidade máxima é de apenas 100 km/h. A bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) é de modestos 16,2 kWh e, segundo a Wuling, tem autonomia de cerca de 205 km no otimista ciclo chinês CLTC. A marca diz ainda que a recarga pode ser feita de 30 a 80% em 35 minutos.
