O Xiaomi SU7 marca a estreia da fabricante de celulares no mercado de carros elétricos. Passados cinco meses desde a apresentação e divulgação dos primeiros detalhes do carro elétrico da Xiaomi, o presidente-executivo da empresa, Lei Jun, divulgou uma prévia dos preços esperados para o mercado chinês.
Por meio da plataforma Weibo, Jun disse que espera que o carro da Xiaomi seja reconhecido como o “carro mais bonito, mais fácil de dirigir e mais inteligente” à venda por menos de 500.000 yuans, o que equivale a R$ 343.902. Na realidade do mercado chinês, isso representa a metade do preço de um Porsche Taycan – um carro que eles consideram como concorrente – cujos preços começam em mais de 900.000 yuans (aproximadamente R$ 618.000).
O mercado de elétricos na China é caracterizado por fortes subsídios, resultando em preços significativamente mais acessíveis em comparação com outras regiões. Na faixa de preço do Xiaomi SU7 está, por exemplo, o Nio ET7, que vende muito bem na China.
A Xiaomi está programada para anunciar oficialmente os preços do SU7 nesta quinta-feira, quando iniciará a pré-venda do sedã elétrico. Como parte de sua estratégia de marketing, 76 lojas da Xiaomi, localizadas em 29 cidades da China, já exibem o carro para aproveitar a reputação da empresa, conhecida por oferecer bons produtos eletrônicos por um preço acessível.
Quanto às especificações técnicas, o SU7 vai desde a versão básica que só tem um motor elétrico na traseira, entregando 295 cv e 40 kgfm de torque (vai de 0 a 100 km/h em 5,28 segundos) à versão com dois motores de 800V, com 664 cv e bateria de 101 kWh, com maior desempenho e autonomia.