Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Cadillac mais luxuoso da história, Celestiq tem tela de 55 pol no painel

Sedã elétrico de ultra luxo quer enfrentar a Rolls-Royce oferecendo muita tecnologia embarcada

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 out 2022, 12h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Meses depois de aparecer na forma de conceito, o Cadillac Celestiq se apresenta em sua versão definitiva. Ele representa a concretização de um velho desejo da Cadillac: o de ter um carro de ultra luxo, no nível de Rolls-Royce e Bentley. Mas são novos tempos e o Celestiq é elétrico.

    O Cadillac Celestiq tem sua própria plataforma, mas segue a arquitetura Ultium usada nos carros elétricos mais recentes da General Motors. É um carro com dois motores que, juntos, somam 608 cv e 88,4 kgfm alimentado por um conjunto de baterias de 111 kWh. Se acelera de 0 a 96 km/h (60 mph) em 3,8 segundos, sua autonomia é de 483 km.

    2024-Cadillac-Celestiq
    (Divulgação/Cadillac)

    Nisso, vale um parênteses: a bateria do Celestiq suporta carregamento rápido a até 200 kW e recupera 26 km de alcance em apenas 10 minutos. Mas há carros elétricos, como o próprio GMC Hummer EV, baseado na plataforma Ultium, que já suportam 350 kW.

    Compartilhe essa matéria via:

    Se não tem a arquitetura elétrica mais robusta, tem, nas palavras da Cadillac, o maior refinamento em termos de “condução sem sacrifícios”. Nisso entra a suspensão com molas pneumáticas adaptáveis, amortecedores magnéticos também ajustáveis. As suspensões dianteira e traseira têm cinco pontos de ancoragem e isoladores que blindam a cabine das imperfeições do piso.

    Continua após a publicidade
    2024-Cadillac-Celestiq
    (Divulgação/Cadillac)

    Ainda tem o esterçamento das rodas traseiras em até 3,5 graus para melhorar a manobrabilidade em baixa velocidade ou a estabilidade em alta velocidade. Esses sistemas são fundamentais para o sistema de controle ativo da carroceria e para a direção elétrica que ajusta automaticamente sua relação de acordo com a situação e com a velocidade.

    2024-Cadillac-Celestiq
    (Divulgação/Cadillac)
    2024-Cadillac-Celestiq
    (Divulgação/Cadillac)
    Continua após a publicidade

    Há, também, algumas estratégias de fabricação inovadoras. O assoalho, por exemplo, é composto por seis componentes de alumínio fundido em areia, que eliminam entre 30 e 40 componentes em comparação com o processo de estampagem usual. Ainda tem 115 peças impressas em 3D, como os botões dos vidros, alças, acabamento do console e peças estruturais. A carroceria em si ainda combina metais com fibra de carbono.

    Bastante fiel ao conceito, o Cadillac Celestiq têm faróis com microespelhos e mais de 1,3 milhão de pixels por lado. O teto de vidro é dividido em quatro zonas e podem controlar a luminosidade que invade a cabine de forma independente, algo que o BMW iX oferece mas com apenas um controle.

    2024-Cadillac-Celestiq
    (Divulgação/Cadillac)

    Para fazer jus ao fato de ser o Cadillac mais luxuoso das últimas décadas, o Celestiq ainda tem spoiler traseiro ativo, portas com abertura e fechamento elétricos e rodas de alumínio forjado de 23 polegadas com pneus Michelin Pilot Sport EV.

    Continua após a publicidade
    2024-Cadillac-Celestiq
    (Divulgação/Cadillac)

    Na cabine, a sofisticação continua com uma tela de 55 polegadas que percorre o painel de ponta a ponta, integrando quadro de instrumentos, central multimídia e uma tela para o carona. Ainda tem uma tela de 11 polegadas no console central e outra de oito polegadas para os passageiros dos bancos traseiros, que ainda têm telas individuais de 12,6 polegadas.

    Com tanta tela, falta algo impactante no interior com elementos minimalistas. Seria o ar-condicionado de quatro zonas, os apliques de couro ou os metais anodizados e polidos a mão? Ou os 450 leds da iluminação interna, ou o sistema de som AKG com 38 alto-falantes ou os bancos ventilados e aquecidos com função capaz de aquecer os pescoços? Difícil dizer.

    Continua após a publicidade
    2024-Cadillac-Celestiq
    (Divulgação/Cadillac)

    De toda forma, é um carro tecnológico. Ainda tem o sistema de direção semi-autônomo Ultra Cruise e diversas opções de personalização, para se adequar ao gosto de cada comprador. Pudera: os primeiros proprietários receberão seus carros apenas em dezembro de 2023 e terão que desembolsar cerca de 300.000 dólares, mais de 1,5 milhão de reais.

    2024-Cadillac-Celestiq
    (Divulgação/Cadillac)
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.