Cadillac Lyriq-V: SUV elétrico é o carro mais rápido já feito pela marca
Primeiro elétrico da divisão de desempenho da marca, o Lyriq-V pode ir de 0 a 100 km/h em pouco mais de três segundos

A Cadillac apresentou uma inédita versão superesportiva (e não é exagero!) do SUV elétrico Lyriq. Batizado de Lyriq-V, seguindo a nomenclatura da divisão de desempenho da marca, o modelo estreará com o título de carro de rua mais rápido já feito pela Cadillac.
Para chegar ao recorde, o primeiro carro elétrico da divisão esportiva V utiliza dois motores, um em cada eixo, que somam 624 cv e 89,7 kgfm. Assim, mesmo pesando 2.713 kg (157 kg a menos do que as versões convencionais), o Lyriq-V pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos no modo mais esportivo, Velocity Max, de acordo com a marca.

Outras modificações incluem um sistema de freios Brembo maiores do que os convencionais, com 390 mm (71 mm a mais), na dianteira, além de uma suspensão com distância ao solo reduzida (sem especificações divulgadas), com controle de amortecimento contínuo, e uma relação mais direta da direção.
Para quem quiser se divertir em um circuito, há recursos como Launch Control e um conjunto de funções de gerenciamento de tração. Há ainda um esquema sonoro interno e externo para simular um ronco, definido pela Cadillac como uma “experiência sonora única e multicamadas”.

Quanto à bateria do Lyriq-V, são generosos 102 kWh, cuja autonomia projetada é de 459 km no ciclo EPA – menos do que os 513 máximos das versões convencionais. A marca não apontou a potência máxima de recarga, mas diz que, em um carregador rápido DC, é possível recuperar 121 km de alcance em 10 minutos.

No visual, as novidades são menores – mas deixam claro que trata-se de um Cadillac V. Há um novo painel frontal (onde, em carros a combustão, seria a grade), além de uma base de para-choque mais aerodinâmica. As novas rodas, escurecidas, são de 22 polegadas.
O interior mantém o alto luxo das demais versões, com uma tela de 33 polegadas que se divide entre quadro de instrumentos e central multimídia. Há também sistema de condução autônoma e um sistema de áudio AKG de 23 alto-falantes. Para quem não faz questão de ter a experiência de condução o tempo todo, o carro está habilitado para usar o sistema de condução autônoma Supercruise.