Cadillac Escalade IQL é versão ainda maior e mais espaçosa do SUV elétrico
SUV ganha fica ainda maior e com terceira fileira mais espaçosa sem abrir mão de alcance e desempenho

Lançado em 2023, o Cadillac Escalade elétrico seguiu a receita da sua versão clássica com motor V8. E assim como acontece com o modelo a combustão tem a versão mais longa ESV, o IQ acaba de ganhar a variante IQL, que segue o mesmo princípio.
Se o SUV padrão mede incríveis 5,69 m de comprimento, a versão alongada chega a 5,80 m. Isso significa que ele é 3,85 cm maior que o Escalade ESV a combustão, embora seu entre-eixos não seja beneficiado, mantendo os mesmos 3,45 m do IQ padrão.
O ganho de 11 cm parece pouco, mas é perceptível na parte traseira da carroceria. Os pilares C e D estão mais verticais no Escalade IQL e, entre eles, há uma nova janela. No IQ, essa seção é preenchida por um painel da cor da carroceria.

Mas essa é a única alteração estética do Escalade IQL. As outras mudanças e novidades ficam na parte interna.
Com um comprimento maior, há mais espaço para a terceira fileira, que ganha cerca de 11 cm a mais de espaço para as pernas e cerca de 2,5 cm de espaço para a cabeça e ombros. Apesar do aumento, o SUV ainda é configurado para sete passageiros.

A carroceria maior também proporciona mais espaço no porta-malas. Com a terceira fila armada, o espaço foi de 671,1 L para 685,2 L. Ao recolhê-la, a superfície fica totalmente plana, e o volume aumenta para 2.135 L, um aumento de quase 178 L em relação ao Escalade IQ. Na frente, o frunk de 339 L permanece inalterado.
Se tudo no carro é grande, seu conjunto de telas não poderia ser pequeno. No painel, o motorista tem acesso a uma tela de 55’’, que se estende de uma ponta a outra. O sistema de som AKG é padrão e tem 21 alto-falantes, mas isso pode ser melhorado. Como opcional, há o sistema de 38 alto-falantes.

E quem quiser esbanjar ainda mais, pode optar pelo pacote Executive Second Row, com 42 alto-falantes, telas de 12,6’’ para a segunda fila, dois carregadores por indução, mesas retráteis e assentos traseiros com ajustes elétricos, ventilação, aquecimento, massagem e alto-falantes no encosto de cabeça.
Para movimentar esse gigante, são dois motores que somam 750 cv e 108,5 kgfm, os mesmos do irmão não tão grande. Apesar de ser maior, ele faz de 0 a 96 km/h (0 a 60 mph) nos mesmos 4,7 s.

A bateria de 205 kWh tem autonomia para até 740 km e usa arquitetura de 800 V para recuperar 186 km de alcance em apenas 10 minutos utilizando carregadores rápidos (DC). Sua bateria também pode ser usada para carregar outros veículos, e se optar pelo sistema GM Energy V2H Bundle, o SUV poderá abastecer uma residência com energia elétrica, quando necessário.

Serão quatro variantes disponíveis: Luxury, Sport, Premium Luxury, and Premium Sport. Todas já virão de fábrica com o Super Cruise, o sistema de pilotagem semi-autônoma da GM que permite ao motorista retirar as mãos do volante.
O Escalade IQL partirá dos U$ 132.695, cerca de R$ 763.600. Sua produção começará na metade do ano em Detroit, nos EUA. Além do mercado local e do Canadá, o SUV também será exportado para alguns poucos mercados globais.