BYD Yuan Pro estreia por R$ 182.800 e se torna SUV elétrico mais barato do Brasil
SUV compacto da BYD tem o tamanho de um Nissan Kicks e potência e autonomia maiores do que um Ora 03
A enxurrada de lançamentos da BYD no Brasil continua, desta vez com um SUV elétrico mais barato. O BYD Yuan Pro começa a ser vendido agora por R$ 182.800 e tem o porte equivalente ao dos SUVs compactos mais vendidos.
O Yuan Pro chega para preencher uma lacuna interessante entre o Dolphin (que custa R$ 159.800) e o Dolphin Plus (R$ 184.800), mas com a carroceria de SUV, seguindo a linhagem do Yuan Plus (R$ 235.800). Mas a mecânica está mais próxima, mesmo, é de um GWM Ora 03.
Isso porque o BYD Yuan Pro chega com a melhor configuração mecânica disponível na China (onde chama-se Yuan Up): seu motor elétrico dianteiro tem 177 cv e 29,7 kgfm, mas é alimentado por uma bateria pequena, com 45,1 kWh – a potência de recarga máxima declarada é 60 kWh. O Dolphin tem 44,9 kWh, mas seu motor tem apenas 95 cv e 18,3 kgfm.
Um motor mais forte compromete diretamente a autonomia do Yuan Pro, que ficou nos 250 km no padrão do Inmetro – o Dolphin faz 291 km no mesmo padrão. Mas o desempenho é bom: a BYD declara um zero a 100 km/h em 7,9 s e máxima de 160 km/h.
Para efeito de comparação, o GWM Ora 03 tem 171 cv e 25,5 kgfm, e roda até 232 km com sua bateria de 48 kWh, mesmo sendo um hatch – que, teoricamente, tem aerodinâmica maior. Embora este custe exatos R$ 150.000, não é um SUV.
O BYD Yuan Pro tem 4,31 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,83 m de largura e 1,67 m de altura, dimensões equivalentes às de um Nissan Kicks. Quer dizer que tem um porte interessante para um SUV compacto. Só que o porta-malas com 265 litros é pequeno e a culpa disso é a montagem do estepe temporário no porta-malas. O peso é bom para um carro elétrico: 1.550 kg.
A BYD repetiu o mesmo pecado cometido com os King e Song Pro: o Yuan Pro não tem teto solar ou sistemas de assistência ao motorista, como frenagem de emergência, monitor de pontos cegos, assistente de faixa ou piloto automático de emergência.
Quem fizer questão dos sistemas de segurança terá que recorrer ao Dolphin Plus, que ainda tem 204 cv e bateria de 60,5 kWh para rodar 330 km.
O que o Yuan Pro tem é praxe nos BYD: faróis de led, quadro de instrumentos digital de 8,8 polegadas, lanternas de led, bancos dianteiros elétricos, direção com ajuste de altura e profundidade, seis airbags, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, freio a disco nas quatro rodas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, chave presencial, retrovisores com desembaçador e rebatimento elétrico e base de carregamento sem fio para smartphone. A central multimídia giratória tem 12,8 polegadas.
A BYD diz que tem quase 1.000 unidades reservadas durante a pré-venda. As condições especiais oferecidas até agora seguirão até o dia 10 de setembro, com um ano de seguro grátis e cinco anos sem pagar manutenção. Há também um esquema de assinatura pelo BYD Mais, com mensalidades por R$ 4.480 e franquia de 1.000 km mensais.
Ficha técnica – BYD Yuan Pro
Motor: elétrico, dianteiro, 177 cv, 29,7 kgfm
Bateria: íon-lítio, 45,1 kWh, 250 km de autonomia (Inmetro)
Câmbio: 1 marcha, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: disco nas quatro rodas
Pneus: 215/60 R17
Dimensões: comprimento 431 cm; largura, 183 cm; altura, 167 cm; entre-eixos, 262 cm; peso, 1.550 kg; porta-malas, 265 litros