BYD Yuan Pro estreia na Europa com mais autonomia e porta-malas maior
Ciclo de medição europeu (WLTP) informa uma autonomia de até 312 km e porta-malas aumenta para 400 l pela falta de estepe

Com o nome de Atto 2, o BYD Yuan Pro enfim foi apresentado para o mercado europeu. Por lá, ele será posicionado acima do Dolphin e abaixo do irmão Atto 3, que para nós é o Yuan Plus.
Por ser o mesmo carro, em praticamente tudo o Atto 2 de assemelha ao Yuan Pro. Por exemplo, ele tem as mesmas medidas: 4,31 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,67 m de altura. Isso faz com que ele se posicione no segmento B-SUV da Europa, tendo como concorrentes o Peugeot e-2008, Opel Frontera, Volvo EX3 e o Kia EV3, por exemplo.

Mas um detalhe não é exatamente igual. O porta-malas do modelo europeu é maior, tendo 400 L contra os 265 L do nosso Yuan Pro. A diferença é grande e o espaço extra surgiu pois o Atto 2 não possui estepe, já que esse não é obrigatório na Europa.
Em questão de motor, ele é equipado com apenas um motor elétrico dianteiro de 177 cv e 29,5 kgfm. A bateria também é a mesma de 45,1 kWh, mas como lá eles utilizam o ciclo WLTP, a autonomia declarada é de 312 km, diferente dos 265 km do ciclo do Inmetro. O público europeu espera também que uma versão com bateria seja lançada no futuro, tendo capacidade para cerca de 400 km.

Por fora não há mudanças estéticas e por dentro o nível de acabamento também é muito parecido com o nosso Yuan Pro. Inclusive, a BYD até utilizou a mesma central multimídia giratória de 12,8’’ e o quadro de instrumentos digital de 8’’.
A montadora ainda não deu muitas informações sobre seus equipamentos e recursos ADAS. No Brasil, a BYD seguiu uma estratégia para cortar custos, deixando o Yuan Pro sem recursos de assistência à condução como frenagem de emergência, monitor de pontos cegos, assistente de faixa ou piloto automático adaptativo. Mas pode ser que na Europa as coisas sejam diferentes devido ao público.

Porém, os outros itens devem seguir o que temos no Brasil. Por aqui, o SUV vem com lanternas de led, bancos dianteiros elétricos, direção com ajuste de altura e profundidade, seis airbags, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, freio a disco nas quatro rodas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, chave presencial, retrovisores com desembaçador e rebatimento elétrico e base de carregamento sem fio para smartphone.
O BYD Atto 2 começa a ser vendido em fevereiro na Europa e será um marco importante para BYD. A partir do segundo semestre, o SUV começará a ser produzido em solo europeu, na fábrica da BYD na Hungria.
Ainda sem preço, a estimativa é que ele custe até 30.000 euros, justamente para se tornar uma pedra no sapato até dos modelos mais baratos, como o Frontera, que parte dos 25.000 euros.