BYD U9, carro elétrico que pula e dança, é flagrado desfilando por São Paulo
Ainda com placa verde, supercarro de 1.305 cv foi flagrado em São Paulo (SP) durante passeio comum entre os donos de supercarros

Após ter sido flagrado chegando na sede da BYD no Brasil, o supercarro elétrico BYD Yangwang U9 foi flagrado circulando pela Avenida Europa, em São Paulo, um conhecido ponto de encontro de carros esportivos nas manhãs de domingo. O flagrante foi publicado pelo Placa Verde, no Instagram.
Quem estaria ao volante seria o ex-piloto de Fórmula 1 Felipe Massa.
O carro segue usando placa verde, de uso temporário para carros de testes, e era seguido de perto por uma BYD Shark. O supercarro elétrico tem 1.305 cv e não só é capaz de girar no próprio eixo e usar sua suspensão adaptativa para dançar, como também é capaz de usar o mesmo sistema para saltar obstáculos – recentemente, a BYD ainda demonstrou que o carro é capaz de fazer isso correndo e de forma 100% autônoma, sem motorista dentro.
A suspensão em questão é a Disus-X, que controla os movimentos laterais, longitudinais e verticais da carroceria de maneira independente em cada uma das rodas, permitindo até que ele ande com apenas três pneus em contato com o solo. Mas o que fez a fama do modelo é sua teórica capacidade de até saltar sobre buracos ou obstáculos, cerca de 6m a 120 km/h.
–

O Yangwang U9 é enorme para os padrões dos supercarros: tem 4,96 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,29 m de altura, e 2,9 m de entre-eixos. E ainda pesa 2.475 kg, culpa da bateria Blade de 100 kWh fabricada pela FinDreams, uma subsidiária da BYD.

Há um motor de 326 cv em cada uma das rodas, o que totaliza 1.305 cv e e 130,5 kgfm de torque. Mas a aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 2 s, como promete a BYD, e a velocidade máxima de 300 km/h soam quase um milagre diante do peso do U9.

A presença do BYD Yangwang U9 no Brasil não necessariamente indica que o supercarro elétrico será vendido por aqui. A empresa também trouxe uma unidade do Yangwang U8, seu SUV mais sofisticado, que vem sendo usado em eventos fechados para testar a receptividade do seu público potencial. Nós já pudemos dirigir o Yangwang U9 na China, veja as impressões aqui.