O chamado “Land Rover” da BYD foi finalmente apresentado durante a Conferência de Tecnologia da BYD. O Yangwang U8, será o primeiro modelo da submarca de luxo da BYD e foi criado para ser impactante, pois une a máxima capacidade fora de estrada com um interior luxuoso e desempenho esportivo.
Trata-se de um SUV de grande porte, tanto que é mais alto e largo que o Mercedes GLS e o BMW X7, e mede mais de cinco metros de comprimento e mais de três de entre-eixos.
O design externo é quadradão, com e a dianteira, segundo a BYD, foi inspirada no cinturão de Kuiper, na borda do sistema solar. São pontos cromados cravejados e o logo ao centro tem a inscrição em chinês que significa eletricidade.
A faixa de led em zigue-zaque que emoldura os faróis traz identidade visual pro SUV e deve seguir toda a linha de modelos da nova sub-marca. O formato dos microleds é o mesmo dos pontos da grade e isso torna a dianteira harmônica e atraente. O conjunto de iluminação pode ser completado por dois holofotes instalados no teto, logo acima do para-brisa. Na parte central está localizada a câmera e o radar das tecnologias de auxílio ao condutor.
E há mais três câmeras em cada grande retrovisor externo. Na lateral também chama atenção a coluna D iluminada e as faixas de led com efeitos dinâmicos, conforme o estado do carro: carregando, destravado, travado, entre outros.
A traseira também é quadrada e simples, e a cobertura octogonal da roda sobressalente está alinhada com as linhas robustas da carroceria. As lanternas, por sua vez, seguem o estilo dos faróis e repetem o formato dos microleds.
A cabine não foi mostrada em detalhes, mas é possível destacar o volante de quatro raios e um painel com três telas e a principal com mais de 15” polegadas equipada com carregadores por indução no console central. O modelo será de sete lugares e a disposição interna será de 2+2+3.
Carro que flutua e anda a 120 km/h com pneu furado
Ao todo, o BYD U8 tem quatro motores elétricos — um em cada roda — que geram 1.115 cv; o torque total não foi divulgado, mas deve girar em torno de 150 kgfm. E é estimado que ele cumpra o 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos.
A nova plataforma e4 se destaca pelo comando preciso de cada roda, que pode girar para frente ou para trás de maneira independente e sem engate de marcha. Na prática, isso serve para que rode em torno do próprio eixo em uma manobra, por exemplo, ou para ir de 100 km/h à parada total em apenas 40 metros, sem uso dos freios mecânicos.
O sistema de tração nas quatro rodas controlado eletronicamente responde 100 vezes mais rápido que a tração integral como conhecemos. Isso possibilita dirigir em terrenos desafiadores com todo controle como neve, areia e até na água, usando o modo flutuar. É isso mesmo, o carro flutua.
O modo de flutuação permite que o U8 avance em uma área alagada e volte a ser conduzido normalmente quando encontrar aderência. Mas, a marca não recomenda desafiar rios ou lagos, pois ainda é um carro e não um barco.
Outro modo é de condução com um pneu furado, que permite continuar dirigindo com a carroceria estável mesmo a 120 km/h, sem a necessidade de parada e troca por um pneu de emergência. O sistema monitora a mudança na pressão do pneu e ajusta a suspensão para manter a estabilidade até uma parada segura.
Ainda sem preço definido, o SUV deve começar a ser comercializado em agosto deste ano no mercado chinês.