Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

BYD U8 é SUV que flutua na água e roda a 120 km/h com pneu furado

Yangwang U8 tem design inspirado no sistema solar e é equipado com quatro motores elétricos e sistema de tração único e exclusivo

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 abr 2023, 20h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O chamado “Land Rover” da BYD foi finalmente apresentado durante a Conferência de Tecnologia da BYD. O Yangwang U8, será o primeiro modelo da submarca de luxo da BYD e foi criado para ser impactante, pois une a máxima capacidade fora de estrada com um interior luxuoso e desempenho esportivo

    Trata-se de um SUV de grande porte, tanto que é mais alto e largo que o Mercedes GLS e o BMW X7, e mede mais de cinco metros de comprimento e mais de três de entre-eixos.

    BYD-Yangwang-U8_15
    (Divulgação/BYD)

    O design externo é quadradão, com e a dianteira, segundo a BYD, foi inspirada no cinturão de Kuiper, na borda do sistema solar. São pontos cromados cravejados e o logo ao centro tem a inscrição em chinês que significa eletricidade.

    BYD-Yangwang-U8_8
    (Divulgação/BYD)

    A faixa de led em zigue-zaque que emoldura os faróis traz identidade visual pro SUV e deve seguir toda a linha de modelos da nova sub-marca. O formato dos microleds é o mesmo dos pontos da grade e isso torna a dianteira harmônica e atraente. O conjunto de iluminação pode ser completado por dois holofotes instalados no teto, logo acima do para-brisa. Na parte central está localizada a câmera e o radar das tecnologias de auxílio ao condutor.

    Continua após a publicidade
    BYD Yangwang U8
    (Divulgação/BYD)

    E há mais três câmeras em cada grande retrovisor externo. Na lateral também chama atenção a coluna D iluminada e as faixas de led com efeitos dinâmicos, conforme o estado do carro: carregando, destravado, travado, entre outros. 

    BYD-Yangwang-U8_5
    (Divulgação/BYD)

    A traseira também é quadrada e simples, e a cobertura octogonal da roda sobressalente está alinhada com as linhas robustas da carroceria. As lanternas, por sua vez, seguem o estilo dos faróis e repetem o formato dos microleds.

    Continua após a publicidade
    BYD-Yangwang-U8_6
    (Divulgação/BYD)

    A cabine não foi mostrada em detalhes, mas é possível destacar o volante de quatro raios e um painel com três telas e a principal com mais de 15” polegadas equipada com carregadores por indução no console central. O modelo será de sete lugares e a disposição interna será de 2+2+3.

    BYD Yangwang U8
    (Divulgação/BYD)

    Carro que flutua e anda a 120 km/h com pneu furado

    Ao todo, o BYD U8 tem quatro motores elétricos — um em cada roda — que geram 1.115 cv; o torque total não foi divulgado, mas deve girar em torno de 150 kgfm. E é estimado que ele cumpra o 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    A nova plataforma e4 se destaca pelo comando preciso de cada roda, que pode girar para frente ou para trás de maneira independente e sem engate de marcha. Na prática, isso serve para que rode em torno do próprio eixo em uma manobra, por exemplo, ou para ir de 100 km/h à parada total em apenas 40 metros, sem uso dos freios mecânicos.

    BYD-Yangwang-U8_13
    (Divulgação/BYD)

    O sistema de tração nas quatro rodas controlado eletronicamente responde 100 vezes mais rápido que a tração integral como conhecemos. Isso possibilita dirigir em terrenos desafiadores com todo controle como neve, areia e até na água, usando o modo flutuar. É isso mesmo, o carro flutua.

    Continua após a publicidade
    Yangwang-U8-floating
    (Divulgação/BYD)

    O modo de flutuação permite que o U8 avance em uma área alagada e volte a ser conduzido normalmente quando encontrar aderência. Mas, a marca não recomenda desafiar rios ou lagos, pois ainda é um carro e não um barco. 

    Outro modo é de condução com um pneu furado, que permite continuar dirigindo com a carroceria estável mesmo a 120 km/h, sem a necessidade de parada e troca por um pneu de emergência. O sistema monitora a mudança na pressão do pneu e ajusta a suspensão para manter a estabilidade até uma parada segura.

    Ainda sem preço definido, o SUV deve começar a ser comercializado em agosto deste ano no mercado chinês.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.