Ainda que seus dois primeiros modelos no Brasil tenham sido elogiados, a BYD segue em consolidação gradual no país. Mesmo assim, a marca chinesa já prepara a chegada de ainda mais novidades, que incluem o SUV médio Yuan Plus.
Elétrico, o BYD Yuan Plus já está registrado no Brasil, assim como o subcompacto Dolphin (ver abaixo). Do porte de um Jeep Compass, o Yuan Plus deve chegar na versão GL 310 EV, com motor dianteiro de 204 cv e 31,6 kgfm. As baterias, entretanto, podem variar entre 50 kWh e 60 kWh. O que, na prática, resultaria em alcance entre 320 km e 420 km, no ciclo WLTP.
Nesse aspecto, a BYD aproveitará sua avançada tecnologia de baterias, de fosfato de ferro-lítio. Na prática, essa “receita” garante muito mais segurança em caso de acidentes e tende a oferecer maior durabilidade.
Com menos risco de acidentes, é possível economizar em blindagem das células, que são organizadas em lâminas e armazenam mais energia em menos espaço. As baterias laminares, segundo a finaceira chinesa Everbright Securities, também são bem mais baratas — o que teria seduzido até a Tesla a adotar essa tecnologia em seus carros.
Karaokê e guitarra
Feito sobre a plataforma e-platform 3.0, o Yuan Plus segue o racional de design que a marca vem adotando em modelos como o SUV Tan. A grade frontal traz régua de aço escovado e a traseira conta lanternas unidas de ponta a ponta.
Por dentro, a BYD decidiu ousar na decoração, com revestimento cheio de ranhuras e caixas de som salientes nas portas. As saídas de ar também fogem do convencional, assim como o pequeno quadro de instrumento digital e flutuante.
Ainda mais curioso é o apelo musical do utilitário: nos nichos das portas, há cordas vermelhas tensionadas que realmente emitem notas musicais quando tocadas. O modelo também vem com um microfone para que ocupantes soltem a voz e ouçam-na junto à música na caixa de som.
BYD Dolphin a caminho
Compartilhando da mesma e-platform 3.0, o BYD Dolphin também está registrado no Brasil, mas para concorrer com outros compactos na faixa dos R$ 200.000. Com 4,1 m de comprimento, o Dolphin aposta em balanços reduzidos para oferecer 2,7 m de entre-eixos — espaço de SUV.
Provável elétrico mais barato da marca no país, o Dolphin deve ser vendido na versão GS 180 EV, com 95 cv e 29,6 kgfm. O modelo utiliza a mesma tecnologia de baterias do Yuan Plus, com autonomia na casa dos 250 km (WLTP).