Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

BYD Tan 2024 tem bateria e alcance maiores, mas perde desempenho

SUV elétrico ficou mais pesado com a nova (e grande!) bateria, mas ganha suspensão inteligente, Android Auto, Apple CarPlay e ainda anda muito bem

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Lucas Parente
24 abr 2024, 16h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Primeiro modelo da marca lançado no Brasil, o BYD Tan é também o primeiro a passar por uma reestilização por aqui. As mudanças vão além da aparência e incluem novos (e esperados) equipamentos e importantes melhorias mecânicas – apesar disso, ele perdeu desempenho.

    Novo BYD Tan EV 2024
    Para-choque traseiro segue a linha do Han, sedã (Divulgação/BYD)

    Em versão única, o SUV elétrico parte agora de R$ 536.800 na linha 2024, ou R$ 6.910 a mais do que o anterior. No visual, as principais novidades estão nos para-choques, que adotam novos apliques e, no caso do dianteiro, fica mais fechado e se aproxima visualmente do sedã Han. As rodas são de 22 polegadas com pneus 265/40.

    Novo BYD Tan EV 2024
    (Divulgação/BYD)

    Por dentro, o Tan 2024 também tem a mesma aparência, com materiais de alta qualidade no acabamento, mas combinações mais discretas pelo maior uso da cor preta. O quadro de instrumentos é o mesmo, de 12,3 polegadas, assim como a central multimídia giratória, de 15,6 polegadas.

    Continua após a publicidade
    Novo BYD Tan EV 2024
    (Divulgação/BYD)
    Compartilhe essa matéria via:

    No caso da central, há atualizações no sistema, que passa a ter conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, karaokê, quatro zonas de microfone (antes eram duas) e esquema de áudio da Dynaudio. Há câmeras 360°, sete airbags, teto panorâmico, ar-condicionado de três zonas (com tela traseira) e itens de condução semiautônoma.

    Continua após a publicidade
    Novo BYD Tan EV 2024
    (Divulgação/BYD)

    A mecânica do SUV tem novidades importantes, a começar pela suspensão inteligente batizada de DiSus-C. Segundo a marca, ela detecta com rapidez situações em que a suspensão pode ser alterada, como buracos ou demais imperfeições no solo, e deixa a direção mais suave e segura. Os freios Brembo já estavam presentes anteriormente, mas é válida a lembrança.

    Novo BYD Tan EV 2024
    (Divulgação/BYD)
    Continua após a publicidade

    Os dois motores elétricos são os mesmos e seguem entregando 517 cv de potência, mas agora rendem até 71,4 kgfm de torque (contra 69,3 do modelo anterior). Com isso, a velocidade máxima passou de 180 para 190 km/h, mas a aceleração de 0 a 100 km/h piorou e agora é feita em 4,9 segundos – contra os 4,6 divulgados anteriormente pela BYD. Ainda são números dignos de um esportivo.

    Novo BYD Tan EV 2024
    (Divulgação/BYD)
    Continua após a publicidade

    Talvez a principal culpa para a ligeira perda de desempenho seja da nova bateria, que aumentou e elevou o peso do veículo em 141 kg. Mas há muito mais contras do que prós neste caso, já que a nova bateria passa a ter 108,8 kWh, contra 86,4 kWh de antes. Isso resulta em maior autonomia, agora de 430 km no ciclo brasileiro PBEV (antes, eram 309 km).

    Novo BYD Tan EV 2024
    (Divulgação/BYD)

    Outros prós para a nova bateria estão nas velocidades das recargas. Em carregadores lentos (AC), agora é possível realizar recargas a até 11 kW, enquanto, em carregadores rápidos (DC), a recarga chega a 170 kW.

    Novo BYD Tan EV 2024
    (Divulgação/BYD)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.