Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

BYD Seal será maior, mais eficiente e (BEM) mais barato que Tesla Model 3

BYD Seal será novo rival do Tesla Model 3 na China e terá mais autonomia por R$ 72.000 a menos

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 22 jul 2023, 14h35 - Publicado em 4 abr 2022, 18h06
Byd Seal
 (BYD/Divulgação)
Continua após publicidade

O Salão de Pequim seria neste mês, mas foi adiado (a princípio, para junho) por conta de uma nova onda de Covid-19 na China. Mas a BYD antecipou uma das atrações que levaria para o evento. O sedã BYD Seal (ou foca, em português), mantém a temática marítima dos EVs mais recentes da marca e será um concorrente direto do Tesla Model 3.

No tamanho, o BYD Seal leva uma pequena vantagem. Se os documentos que vazaram estiverem corretos, o sedã terá 4,80 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,46 m de altura e entre-eixos de 2,90 m. Quanto ao peso, ele irá varia entre os 1.885 kg e 2.150 kg, dependendo da versão.

Byd Seal lateral
(BYD/Divulgação)

Exceto pela largura, o Model 3 é um pouco menor em todas as medidas. Mas, como boa opção de entrada, o Seal ainda será um pouco menor do que o BYD Han, sedã de estreia da marca aqui no Brasil, que tem 4,98 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1,49 m de altura e 2,92 m de distância entre eixos.

No design, o BYD Seal é baseado no conceito Ocean-X, apresentado no ano passado. O capô manteve parte dos vincos do protótipo, assim como parte do design dos faróis e as entradas de ar nas extremidades do para-choque. Por ser um EV puro, o modelo dispensa o uso de grade.

Continua após a publicidade
Byd Seal traseira
(BYD/Divulgação)

Na traseira, o destaque é das lanternas interligadas por uma faixa luminosa. Logo acima, a frase “Build Your Dreams” substituiu o logo e, assim como na frente, temos mais duas entradas de ar nas extremidades do para-choque. A lateral tem um vinco desde o para-lama até a porta traseira e as rodas tem um desenho que lembram hélices — ou as pás de um ventilador.

Continua após a publicidade

Além das medidas, os números de potência e desempenho também vazaram. Nas versões mais simples, de motor traseiro único, o Seal terá potência de 203 cv ou 312 cv. Quanto a topo de linha, terá um motor dianteiro de 216 cv e outro traseiro de 312 cv, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h 3,8 segundos. A potência combinada não foi informada.

Byd Seal frontal
(BYD/Divulgação)

Pelos dados vazados, ele terá números de desempenho bem próximos ao do Tesla Model 3. A versão intermediária (com dois motores, tração integral e 351 cv) é um pouco mais lenta que o BYD Seal, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. Já a versão Performance do Tesla, também com dupla motorização, tem 456 cv e faz a mesma aceleração em um pouco mais de 3,1 segundos.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O Seal, será construído na plataforma eletrônica 3.0 da BYD e, de acordo com os dados vazados, terá a bateria Blade 800V, que permite até 700 km de autonomia. Mais uma vantagem do sedã chinês sobre o Tesla Model 3, que varia de 437 km a 530 km de alcance máximo.

conceito BYD OCEAN
(BYD/Divulgação)
Continua após a publicidade

Segundo as especulações da mídia chinesa, o Seal também será mais de 100.000 yuans (equivalente a R$ 72.000 na cotação atual) mais barato que o Model 3, que atualmente é o modelo mais acessível da marca no mundo. Estima-se que o elétrico da BYD custe entre 220.000 (R$ 158.400) e 280.000 (R$ 201.600) yuans, enquanto o sedã americano tem preço inicial de 339.00 yuans (R$ 244.080).

Vale lembrar que o BYD Seal não será exclusivo da China. A marca ainda estuda vendê-lo em outros mercados, sendo a Austrália o único confirmado. Por aqui, a empresa tem o projeto de lançar, no segundo semestre, modelos híbridos, como o SUV BYD Cruiser e o sedã Qin, que talvez seja vendido já com o nome de Destroyer 05.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.