O BYD Dolphin Mini está com lançamento no Brasil confirmado para 2024, com chances de se tornar o carro elétrico mais barato do Brasil. Na China, onde se chama Seagull, está longe de ser o carro elétrico mais barato mas se tornou o mais vendido em outubro, superando o BYD Dolphin e até o Tesla Model Y.
Para alcançar este feito, o BYD Seagull acumulou 34.914 unidades registradas ao longo de outubro, um crescimento de 7,2% frente a setembro. O menor carro elétrico da BYD vem experimentando esse crescimento desde seu lançamento, em abril, quando teve 1.500 emplacamentos, escalando para 14.300 em maio e 23.005 unidades em junho.
O Seagull será vendido no Brasil como BYD Dolphin Mini e tem lançamento esperado para fevereiro de 2024.
Ao mesmo tempo, o Tesla Model Y (que caminha para se tornar o carro mais vendido do mundo em 2023) experimentou uma queda acentuada nas vendas: caiu 32,1% dos 40.717 registros em setembro para 27.627 em outubro. Passou de líder à quarta posição no ranking de elétricos e híbridos mais vendidos da China.
Completam o pódio o SUV BYD Yuan Plus (28.916) na segunda posição e o BYD Dolphin (28.357) na terceira posição do ranking.
O Wulling Bingo, um hatch compacto da empresa parceira da General Motors, é o quinto carro mais vendido. Só após ele aparece um híbrido, o BYD Qin Plus DM-i, um sedã médio que chegou a ser cotado para o Brasil.
Completam as 10 primeiras posições do ranking os GAC Aion Y (um SUV elétrico), o Wuling Hongguang Mini EV e os BYD Song Plus e Song Pro.
Confira a lista dos 10 carros híbridos e elétricos mais vendidos da China em outubro de 2023:
Posição | Modelo | Emplacamentos |
1° | BYD Seagull | 34.914 |
2° | BYD Yuan Plus | 28.916 |
3° | BYD Dolphin | 28.357 |
4° | Tesla Model Y | 27.627 |
5° | Wulling Bingo | 23.941 |
6° | BYD Qin Plus DM-i | 22.495 |
7° | Aion Y | 21.244 |
8° | Wuling Hongguang Mini EV | 20.786 |
9° | BYD Song Plus DM-i | 20.101 |
10° | BYD Song Pro DM-i | 18.222 |