BYD quer parceria com a Tesla contra os carros a combustão
Fabricante chinesa se mostra disposta a colaborar com a Tesla, para quem já vende baterias para alguns modelos

Por enquanto, a única relação entre BYD e Tesla é a de vendedor e consumidor: a BYD fornece baterias para alguns carros da Tesla. Mas a fabricante chinesa está disposta a estabelecer um acordo de colaboração com a Tesla para impulsionar a venda de carros elétricos.
“Nosso inimigo em comum é o carro com motor de combustão interna. Precisamos trabalhar juntos para mudar a indústria”, declarou Stela Li, vice-presidente executiva da BYD em entrevista ao Financial Times.
Não houve, ao menos por enquanto, alguma resposta da Tesla sobre esta declaração.
Li disse que a China está disposta a compartilhar tecnologias fundamentais para carros elétricos e condução autônoma com empresas estrangeiras, e ainda disse que o governo chinês é mais aberto ao comércio que seus pares no ocidente. “O mercado chinês é o berço da inovação”, disse ela.

A competição entre BYD e Tesla existe, com a fabricante chinesa avançando nas vendas de carros elétricos principalmente na Europa. Contudo, as duas fabricantes têm desafios no Velho Continente. Enquanto o envolvimento de Elon Musk com o governo norte-americano está freando as vendas dos carros da Tesla, a BYD está lidando com o aumento dos impostos de importação para carros chineses.
Enquanto a Tesla só tem carros elétricos à venda, a BYD vende elétricos e híbridos e, por isso, teve quase o dobro das vendas em 2024: 4,25 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, contra 1,79 milhão da Tesla. Ainda assim, foi o primeiro ano em que a receita da BYD superou a da empresa norte-americana.