BYD inaugura seu oitavo navio e agora transporta 1 milhão de carros por ano
Com o Jinan, a capacidade total de transporte da empresa passará de um milhão de veículos por ano
							A BYD não tem sido rápida apenas em desenvolver, produzir e lançar novos carros, mas também em fazer o mesmo com navios. De acordo com a chinesa, seu oitavo navio, o Jinan, acaba de entrar em serviço para transportar seus carros pelo mundo. Com ele, a marca completa a frota prometida e passa a ter capacidade de transportar 1 milhão de carros por ano por conta própria.
Assim como os “irmãos” Shenzhen, Xi’an e Changsha, o Jinan também é “híbrido”, com diferentes possibilidades de propulsão. Entre elas, estão o óleo combustível tradicional para transportes marítimos e GNL (Gás Natural Liquefeito), com uma ajuda de baterias da própria BYD, que promete aumentar a eficiência – embora a marca não dê mais detalhes sobre o funcionamento.
    Ele também supera a capacidade dos últimos três navios a capacidade de transportar até 9.200 carros, entrando para o time dos maiores transportadores do tipo no mundo. Os navios anteriores, Changzhou, Hefei e Zhengzhou, levam até 7.000 carros, assim como o primeiro da frota, o Explorer n°1, inaugurado em janeiro de 2024.
Ou seja, com todos eles em operação ao mesmo tempo, a BYD pode transportar até 64.800 carros. Além disso, segundo a marca, isso eleva a capacidade total para mais de 1 milhão de veículos, incluindo atendimento à Europa e ao Sudeste Asiático. O Brasil também entra na conta.
    O motivo para que a BYD tenha seus próprios navios é óbvio: acelerar e acompanhar a expansão global da marca, sem depender de navios alugados. Para isso, a marca encomendou suas oito primeiras embarcações ao custo de aproximadamente R$ 3 bilhões. Todos eles são do tipo RoRo, com com grande capacidade de carga e rampas para entrada e saída dos veículos (roll-on/roll-off, daí o nome “RoRo”).
O primeiro deles, o Explorer n°1, foi entregue em janeiro de 2024. Ou seja, pouco tempo se passou entre ele e o último, entregue agora, no final de setembro de 2025.
O Brasil já recebeu por mais de uma vez os navios próprios da BYD. O Shenzhen, por exemplo, fez sua primeira viagem internacional justamente para abastecer o mercado brasileiro, entre abril e março deste ano.
