BYD Dolphin Plus recebe nota máxima em teste de colisão do Latin NCAP
Versão topo de linha do hatchback é o primeiro carro chinês a receber cinco estrelas, e também o primeiro elétrico

Após divulgar resultados quase que semanais, o Latin NCAP enfim apresenta o último teste de colisão de 2024 e o carro da vez foi o BYD Dolphin Plus. A avaliação foi feita com um modelo cedido voluntariamente pela fabricante chinesa e recebeu a nota máxima de cinco estrelas, sendo não só o primeiro veículo chinês a conseguir este resultado na avaliação da ONG, como também o primeiro elétrico.
O Latin NCAP deixa bem claro que o resultado é válida somente para o Dolphin Plus e não para as demais versões do hatch elétrico. E por um bom motivo. Esta configuração é diferente, com uma frente maior, uma alteração feita para atender o Euro NCAP, onde também recebeu cinco estrelas.
A geração atual de carros chineses tem se preocupado muito com a segurança e o BYD é um exemplo disso. Apresentou um bom desempenho no impacto frontal, com resultados entre bom e adequado, além de ter uma estrutura estável e que poderia suportar uma colisão mais forte. Perdeu alguns pontos no impacto lateral contra poste e no teste de efeito chicote, onde obteve uma avaliação marginal. Acabou com 93% dos pontos possíveis na proteção para adultos.
Esta mesma pontuação de 93% aparece na proteção infantil. A nota foi reduzida por conta da desaceleração torácica do dummy de um ano e meio posicionado em uma cadeirinha voltada para trás.
Sua média nas tecnologias de segurança ativa e passiva foram maiores do que a média, mas ainda apresentaram alguns problemas. O Latin NCAP criticou a proteção para pedestres, com muitas regiões perigosas em caso impacto após um atropelamento, como as colunas A e a base do para-brisa.
Alguns sistemas não tiveram um desempenho bom o suficiente para pontuar, que foi o caso do assistente de faixa e a tecnologia de reconhecimento de placas de trânsito. O limitador de velocidade também recebeu críticas por não oferecer configuração manual.
Mesmo com alguns tropeços, o resultado foi tão bom que o Latin NCAP rasgou elogios para a BYD. “Parabéns à BYD por se tornar o primeiro fabricante chinês, o primeiro veículo fabricado na China e o primeiro veículo elétrico a obter cinco estrelas no Latin NCAP. Esse resultado representa um marco para o Programa, já que os carros chineses são questionados há muito tempo por seus baixos padrões de segurança, de acordo com os resultados dos testes do Latin NCAP”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.