BYD Dolphin Plus chega por R$ 179.800 mais potente e ainda mais equipado
Nova versão do elétrico mais vendido do país, BYD Dolphin Plus dá o troco no GWM Ora 03 GT em termos de preço e potência
![Novo BYD Dolphin Plus](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/BYD-Dolphin-Plus-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
O BYD Dolphin consagrou-se como um fenômeno no mercado brasileiro. Lançado no último mês de julho, o carro elétrico bagunçou a concorrência e, em agosto, passou a ocupar o posto de elétrico mais vendido do país. Agora seus adversários terão mais um motivo para temer: o compacto chinês ganha mais uma versão, a Plus, por R$ 179.800 – contra R$ 149.800 da versão de entrada.
No visual, o Dolphin Plus diferencia-se da versão de entrada pelos para-choques, que ganham aspecto mais esportivo e têm novos apliques. A carroceria adota ainda combinações de duas cores no estilo saia e blusa, cujas tonalidades são repetidas nas rodas, que também são novas e maiores, de 17″ (a única versão vendida atualmente por aqui tem rodas de 16″).
![BYD Dolphin Plus Novo BYD Dolphin Plus](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/BYD-Dolphin-Plus-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Como na versão mais barata, o interior segue a combinação de cores do exterior. Ele mantém o bom nível de acabamento, com mistura de materiais e texturas (com direito a partes acolchoadas no painel), e o desenho moderno, com linhas e detalhes que remetem à temática dos oceanos.
![BYD Dolphin Plus Novo BYD Dolphin Plus](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/BYD-Dolphin-Plus.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Também seguem o quadro de instrumentos digital representado por uma tela de 5″ e a central multimídia, que tem 12,8″ e rotação para ser utilizada na vertical ou na horizontal. O teto solar panorâmico, entretanto, é uma adição do novo topo de linha, assim como o ajuste elétrico dos bancos da frente.
![Dolphin Plus Dolphin Plus possui teto panorâmico com cortina elétrica e bancos com ajuste elétrico](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Dolphin-Plus.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Novidades também valem no pacote de condução autônoma, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, detector de pontos cegos e leitura de placas de trânsito.
![BYD Dolphin Plus Novo BYD Dolphin Plus](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/BYD-Dolphin-Plus.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
As diferenças não param em aparência e tecnologia, porém, já que o Dolphin Plus também tem mudanças em motor e bateria. Ele é equipado com um motor elétrico dianteiro de 204 cv e 31,6 kgfm. Com esses atributos, o modelo promete ir de 0 a 100 km/h em 7,0 segundos, segundo dados de fábrica, e se torna mais potente (e barato) que o GWM Ora 03 GT.
A versão de entrada tem 95 cv e 18,4 kgfm, além de uma bateria de 44,9 kWh que garante 291 km de autonomia no padrão Inmetro. A aceleração de 0 a 100 km/h, segundo a BYD, acontece 10,9 segundos. Já o Dolphin Plus tem bateria de 60,5 kWh, com autonomia, em ciclo WLTP, de 427 km (dados do Inmetro ainda serão divulgados).
Os números de aceleração e autonomia são os declarados pela BYD, já que a nova versão ainda não foi disponibilizada para testes e não há números para comparações com os obtidos por QUATRO RODAS na versão de entrada.