BYD Dolphin Mini será melhorado para ser lançado na Europa ainda em 2025
Fabricante chinesa já testa seu menor carro elétrico com mudanças visuais e técnicas exclusivas para o mercado europeu

Carro elétrico mais vendido do Brasil em 2024, o BYD Dolphin Mini (vendido como Seagull na China) será lançado na Europa ainda em 2025. Para isso ser possível, porém, o menor carro elétrico da BYD precisará passar por mudanças.
O flagra publicado pelo site Motor.es foi feito em Bruxelas, na Bélgica, onde a BYD mantém seu centro de desenvolvimento dentro da Europa, mas com placas da França. Os testes são necessários não apenas para adaptar o Dolphin Mini ao gosto e às condições de rodagem europeias (o que não foi feito no Brasil), mas também devido às mudanças necessárias para se adequar às normas europeias.


O carro camuflado já adianta algumas mudanças. O para-choque traseiro, por exemplo, fica rente à tampa do porta-malas no carro vendido no Brasil e dará a um mais volumoso e capaz de proteger melhor a traseira. O ângulo da foto não é dos melhores, mas a dianteira também parece mais comprida, com um balanço dianteiro maior.
Essas alterações estariam relacionadas não apenas com a segurança em colisões, mas também com a avaliação da segurança dos pedestres em atropelamentos. O Dolphin também passou por modificações tão complexas quanto estas para ser vendido na Europa: é o Dolphin Plus vendido no Brasil, com dianteira mais longa e mais itens de segurança.
Estes itens de segurança necessários são assistentes avançados, como frenagem autônoma de emergência, monitor de cansaço, assistente de permanência em faixa, leitor de placas vinculado ao piloto automático. No Brasil, o Dolphin Mini não tem qualquer tipo de assistentes como esses.
A expectativa da imprensa europeia é que o BYD Dolphin Mini será posicionado como concorrente dos Dacia Spring (o nosso Renault Kwid e-Tech), Citroën ë-C3 e Leapmotor T03, que será lançado no Brasil nos próximos meses. O preço inicial ficaria abaixo dos 20.000 euros.