BYD Dolphin e GWM Ora 03 revelam novos números de autonomia
Até então desconhecidos, os alcances revelados são da versão de entrada do GWM e da topo de linha do BYD
Elétricos do momento, os chineses BYD Dolphin e GWM Ora 03 tiveram novos números de autonomia revelados, seguindo o padrão nacional do Inmetro. Os dados consagram o Dolphin como vencedor em alcance, frente ao seu principal rival.
Os números da vez dizem respeito a versões opostas dos modelos. No elétrico da BYD, a novidade é para a versão recém-chegada Plus, com motor de 204 cv e 31,6 kgfm, e bateria de 60,5 kWh.
A autonomia divulgada é de 330 km, portanto, maior que os 319 km do Ora 03 GT, equipado com motor menos potente, de 171 cv e 25,5 kgfm, mas uma bateria maior, de 63 kWh.
Do outro lado, a GWM também revelou o alcance projetado para a versão de entrada do Ora 03, a Skin, que compartilha o motor da versão mais cara, mas tem bateria menor, de 48 kWh. Neste caso, segundo os padrões do Inmetro, são 232 km de autonomia.
O alcance da versão mais barata do GWM também é menor que a do Dolphin mais barato, este equipado com motor bem menos potente, de 95 cv e 18,3 kgfm, e bateria também menor, de 44,9 kWh.
Na tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o BYD Dolphin lidera com o menor consumo energético entre os carros elétricos vendidos no país. O modelo alcança 0,42 MJ/km em sua versão de entrada, enquanto a Plus vai para 0,51. O Ora 03 tem as marcas de 0,51 e 0,52 MJ/km na versões Skin e GT, respectivamente.