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BYD aumenta garantia para seis anos até de carros já vendidos

BYD amplia quase todos os aspectos de seu plano de garantia mas, mesmo assim, alguns itens seguem com proteção que pode ser aquém do ideal

Por Eduardo Passos
Atualizado em 7 Maio 2024, 20h10 - Publicado em 7 Maio 2024, 19h00
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  • A BYD se tornou quase um sinônimo de carro elétrico no Brasil, sendo responsável por mais de 80% dos EVs emplacados no país. Mas a marca chinesa está longe de ser perfeita e um dos pontos que vinha atraindo insatisfação dos clientes era a garantia de fábrica.

    Após “escutar os clientes”, a BYD decidiu anunciar um aumento geral da cobertura que oferece aos seus carros. A extensão vale tanto para híbridos quanto para elétricos, inclusive aqueles usados por motoristas de aplicativo. Mas é preciso atenção aos prazos, que variam até conforme os componentes.

    Na estrada, com o elétrico, sem medo de não conseguir voltar para casa
    Medida vale inclusive para unidades já vendidas, com o Dolphin da frota de Longa Duração (Paulo Campo Grande/Quatro Rodas)

    Quem comprava um BYD para uso particular tinha, até então, 5 anos de garantia, 200.000 km (híbridos) ou 500.000 km (elétricos) de limite. Agora, ambos têm 6 anos de garantia, sem quilometragem máxima.

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    BYD Dolphin Longa Duração
    Tela giratória é bacana, mas se der problema pode doer no bolso (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Isso, porém, vale apenas para o carro em si. Bateria e motores elétricos seguem com 8 anos de proteção, sem limite de quilometragem. Mas agora a garantia dos sistemas elétricos de alta e baixa tensão também passa a ser de seis anos, contra os cinco anos praticados até então. 

    Quanto aos BYD híbridos, antes havia limite de 200.000 km para as células da bateria, mas esse teto agora se aplica apenas aos motores, que, inclusive nos EVs, também adota os 8 anos de proteção, que se encerra com o que acontecer primeiro.

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    BYD Song Plus DM-I
    Híbridos como o BYD Song Plus têm alguns prazos diferentes (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    À parte de bateria e motor, outros componentes elétricos dos carros tinham 5 anos ou 500.000 km de cobertura (200.000 km, no caso dos híbridos). Agora, também são 6 anos e sem limite de rodagem.

    Em ambos os casos, tudo que não se enquadre nos itens citados e nem nas telas do painel passa a ter 3 anos de garantia, contra 1 ano ou 30.000 km de até então. É onde, supostamente, enquadra-se a tela da central multimídia giratória conforme a marca já havia antecipado. 

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    Isso porque o comunicado da fabricante é impreciso ao definir que os periféricos, que tinham 3 meses (ou 5.000 km) de proteção passam a ter 6 meses ou 10.000 km de garantia.

    BYD D1 99
    Quem utiliza o carro para transporte de passageiros também têm prazos diferenciados (e menores) (99/Márcio Bruno Oliveira/Divulgação)

    Regras para Uber e 99

    Quem pretende usar um BYD para uso em apps de transporte, deve se atentar a limites menores, que são iguais independentemente do carro. A proteção do veículo se mantém inalterada, com 2 anos e 100.000 km, mas a bateria vai de 5 anos/150.000 km para 8 anos/500.000 km.

    No caso do motor elétrico, os 2 anos/100.000 km de antes cresceram para 6 anos/150.000 km. Os sistemas elétricos passam a ter 5 anos/150.000 km, contra 2 anos/100.000 km de antes. Já a multimídia tem garantia idêntica ao de modelos com uso privado: 6 meses ou 10.000 km.

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