Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

BYD apresenta protótipos que dançam e navegam até em águas profundas

BYD apresenta dois protótipos da sua nova divisão premium: o SUV U8, que flutua em águas de até 3 m, e o U9 esportivo com suspensão super adaptável

Por Eduardo Passos
12 ago 2023, 12h02
YANGWANG u8
YANGWANG u8 (Reprodução/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A expansão global da BYD já impressiona, mas ficará ainda mais surpreendente com a chegada da Yangwang, sua nova submarca. Dois modelos já foram apresentados e, além do requinte e de números absurdos, impressionam, cada um a seu modo, por tecnologias incomuns.

O primeiro é o Yangwang U8, um SUV de 5,3 m com jeito de Land Rover e movido por um motor em cada roda, totalizando 1.115 cv e 130,5 kgfm. A performance por si é um cartão de visitas de respeito, mas que acaba ofuscado por tecnologias como a tração integral, que, segundo a BYD, é até 100 vezes mais rápida na distribuição de torque que a de concorrentes.

BYD Yangwang U8
(Divulgação/BYD)

Um dos testes que a demonstram envolve explodir um dos pneus do U8 a 120 km/h. Instantaneamente, a roda danificada para de ser tracionada, permitindo que o motorista pare em segurança. Também é possível girar as rodas em sentidos opostos, de modo que o carro possa manobrar em torno do próprio eixo. Nada disso, entretanto, chega perto do modo “barco”: caso o U8 passe por águas profundas, sua carroceria selada e à prova d’água levará o carro a flutuar, sendo capaz até de voltar a um ponto mais raso.

O U8 usufrui do sistema DiSus-X, que controla ativamente carroceria e suspensão, permitindo ao utilitário literalmente saltar obstáculos. Ele também está presente no biposto Yangwang U9, com os mesmos números de potência e torque. Mas, no caso do esportivo, a ideia é permitir maior controle em curvas e aceleração, por exemplo.

Continua após a publicidade
BYD U9
(reprodução/Youtube)

Obviamente, a BYD não deixaria seu outro Yangwang sem uma demonstração absurda: o DiSus-X é tão poderoso que, no caso do U9, é capaz de fazer o carro dançar e até rodar com apenas três rodas, mantendo o veículo controlável em velocidades elevadas. Os Yangwang U8 e U9 chegam às concessionárias ainda em 2023, por enquanto só na China.

Show de mágica

Tecnologias que têm capacidade de encantar e devem chegar a carros mais mundanos no futuro.

Pneu furou? Segue viagem

Continua após a publicidade

YangWang U8

Risco ainda maior para veículos tão pesados, um pneu que explode não será problema para o U8, garante a BYD. Em milissegundos, a tração da roda em questão é cortada e compensada pelas outras. A suspensão também age para diminuir o peso sobre o pneu furado.

Nado livre

Continua após a publicidade
YANGWANG u8
YANGWANG u8 (Divulgação/Quatro Rodas)

O U8 tem certificação IP68 (aquela dos smartphones), que o faz à prova de poeira e de água, em submersão contínua a até 3 m de profundidade. Caso percam contato com o fundo, as rodas usam o atrito com a água e a tração integral altamente configurável para navegar o SUV elétrico até a margem segura mais próxima.

Com três rodas

YangWang u9
(Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O U9 usará a suspensão ativa para favorecer a dinâmica em altas velocidades. Mesmo assim, a BYD fez questão de exibir a capacidade do hiperesportivo de acelerar a 120 km/h, com suspensão e tração sendo alteradas dezenas de vezes por segundo, mantendo o eixo sem uma roda longe do solo e o carro livre de balanços bruscos.

Compartilhe essa matéria via:
YangWang u9
(Divulgação/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.