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Botões do volante do Volkswagen ID.4 viram motivo de processo nos EUA

Proprietários alegam que comandos sensíveis ao toque ativam funções sem intenção, acusam a Volkswagen de omissão e pedem reparação na Justiça americana

Por Cristiane Barreto
31 ago 2025, 13h40
É fácil errar os comandos do volante (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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O que deveria ser um detalhe moderno e tecnológico acabou se transformando em motivo de disputa judicial. Nos Estados Unidos, proprietários do Volkswagen ID.4 decidiram processar a fabricante alemã por causa dos botões sensíveis ao toque instalados no volante do SUV elétrico.

O processo foi aberto em um tribunal federal de Nova Jersey e também envolve legislação de defesa do consumidor em estados como Connecticut e Massachusetts. As acusações incluem fraude por omissão, violação de garantias expressas ou implícitas e enriquecimento sem causa.

ID.4 2024
(Divulgação/Volkswagen)

A motivação são os comandos sensíveis ao toque, que foram anunciados como uma solução futurista, mas vem gerando críticas desde que o VW ID.4 estreou. A promessa era oferecer um volante sem botões tradicionais, e eles conseguiram, porém os usuários reclamaram que o recurso é delicado demais, e está sujeito a acionamentos involuntários.

Segundo a ação coletiva, o risco vai além da frustração no dia a dia. Os motoristas afirmam que funções como o controle de cruzeiro adaptativo podem ser ativadas com um leve toque das mãos, mesmo sem a intenção do condutor. Isso pode criar situações de insegurança e gerar receio de dirigir. Dois proprietários chegam a relatar que se sentem “aterrorizados e hesitantes” ao assumir o volante.

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Volkswagen ID.4 azul testado pela revista QUATRO RODAS (2)
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Os advogados estão alegando que a Volkswagen já tinha o conhecimento do problema antes mesmo da ação chegar à Justiça. A acusação cita registros internos, queixas de clientes e relatos de concessionárias. Para os autores do processo, a montadora não apenas deixou de corrigir o defeito, como também não ofereceu reparação adequada, seja por recall, substituição gratuita ou reembolso.

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A marca recebe essas reclamações faz um tempo e já admitiu que a solução que foi proposta não funcionou como o esperado, ela também declarou que voltaria a ter botões físicos. Porém, essa decisão, tomada há quase três anos, ainda não trouxe alívio para os proprietários do ID.4, que continuam convivendo com o recurso contestado.

ID.4 2024
(Divulgação/Volkswagen)

É provável que a alteração seja feita nos próximos lançamentos, a começar pela versão de produção do compacto elétrico ID.2all. Até lá, boa parte da linha ainda será equipada com os botões touch, prolongando a presença da solução polêmica nos carros da marca.

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