Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

BMW XM é SUV híbrido, esportivo legítimo e tem alto-falantes até no teto

A fabricante juntou suas duas letras mágicas (X e M) para dar origem ao seu SUV híbrido plug-in mais esportivo da história

Por Joaquim Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 abr 2023, 18h09 - Publicado em 27 set 2022, 19h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No momento em que comemora seu 50º aniversário, a BMW M revela seu primeiro carro de alto desempenho com sistema de propulsão híbrido plug-in.

    Um motor V8 4.4 biturbo a gasolina e um motor elétrico muito potente equipam o BMW XM, com um rendimento máximo de 653 cv e 81,6 kgfm (gerados pela combinação de 489 cv/66,3 kgfm do primeiro com 197 cv/45,9 kgfm – na entrada da transmissão – do segundo).

    BMW XM
    BMW XM (Divulgação/BMW)

    O BMW XM é também o primeiro M original desde o M1, ou seja, que já nasceu como M, e por isso os designers alemães decidiram prestar um pequeno tributo ao esportivo compacto de motor central com alguns detalhes de design, como a faixa lateral em dourado, que recorda a faixa preta correndo ao longo da carroceria do BMW M1.

    Outras recordações podem ser vistas pelo logotipo da marca estampado à esquerda do vidro traseiro. Os faróis com unidades separadas, a enorme grade em forma de duplo rim com contornos dourados e iluminados, e as generosas entradas de ar marcam a dianteira do SUV M.

    BMW XM
    BMW XM (Divulgação/BMW)

    O dramático design exterior é complementado pelas rodas de liga leve de 21 polegadas, com a opção de outras variantes de até 23 polegadas. Por dentro, continuam as marcas de um carro esportivo, com bancos esportivos, apoios almofadados para os joelhos e volante em couro, juntamente com gráficos específicos M no conjunto curvo de telas (de 12,3” no quadro de instrumentos e 14,9” na central multimídia) e no head-up display.

    Continua após a publicidade
    BMW XM
    BMW XM (Divulgação/BMW)

    A segunda fileira tem bancos com encostos aquecidos e assentos projetados para otimizar o conforto dos passageiros, destacando-se também o teto com uma estrutura de prisma tridimensional e 100 leds de iluminação. Há quatro possibilidades de revestimentos para personalização do interior, bem como um novo couro Vintage para a parte superior do painel e painéis das portas.

    Iluminação ambiente, ar-condicionado automático de quatro zonas e sistema de som Harman Kardon Surround Sound também são equipamentos de série, enquanto a lista de opcionais inclui um sistema de som Bowers & Wilkins Diamond Surround com amplificador de 1.500 watts e quatro alto-falantes adicionais no teto.

    BMW XM
    BMW XM (Divulgação/BMW)

    Estamos falando de um M…

    Mas, como qualquer modelo da gama M, são as performances dinâmicas que mais se destacam no XM. O motor V8 4.4 possui um coletor de escape transversal, um processo de separação de óleo otimizado e trabalha em conjunto com um cambio automático de oito marchas, dentro do qual está integrado o motor elétrico.

    Continua após a publicidade

    A energia gerada pelas duas fontes de propulsão é distribuída às rodas pelo sistema de tração integral M xDrive, cuja configuração traseira é mais perceptível no modo 4WD Sport. O motorista também pode selecionar o modo 4WD Sand (areia), para a condução sobre dunas e superfícies similares, e o diferencial M Sport no eixo traseiro é totalmente variável.

    Compartilhe essa matéria via:
    BMW XM
    BMW XM (Divulgação/BMW)

    O design do chassi compreende um eixo dianteiro de duplo braço triangular e um eixo traseiro de cinco braços com ajustes específicos para níveis dinâmicos mais exigentes.

    De série vem também a Suspensão M Professional, que inclui amortecedores controlados eletronicamente, e estabilização ativa de rolagem com motores elétricos de 48V. Este também será o primeiro BMW M a oferecer a Direção Ativa Integral como parte da especificação padrão.

    Continua após a publicidade
    BMW XM
    BMW XM (Divulgação/BMW)

    Tração, agilidade e estabilidade direcional se beneficiam tanto da limitação de deslizamento da roda, quanto da rede de todos os sistemas de controle dentro da gestão integrada da dinâmica transversal. O freios funcionam em conjunto com um sistema de frenagem integrado que oferece ao motorista duas configurações de sensibilidade de pedal.

    O botão M Hybrid no console central é uma novidade absoluta e pode ser usado para selecionar um dos três modos de funcionamento (Hybrid, eControl e Electric). Nesse último caso, o XM se move apenas com o motor elétrico a até 140 km/h e em uma distância máxima de até 88 km (no ciclo WLTP).

    BMW XM
    BMW XM (Divulgação/BMW)

    Isso graças à bateria de íons de lítio montada na parte inferior da carroceria, com 25,7 kWh. A unidade de carregamento no BMW XM permite o carregamento AC até 7,4 kW.

    Continua após a publicidade

    Há também um botão que dá acesso direto às definições de configuração para o sistema de propulsão, chassi, direção, frenagem, tração e nível de regeneração de energia pela frenagem.

    BMW XM
    BMW XM (Divulgação/BMW)

    Por último, mas não menos importante, há ainda o botão para ligar o modo M, que faz com que as intervenções dos sistemas de assistência ao motorista e o conteúdo apresentado no visor se limitem ao que é relevante quando o motorista veste a pele de piloto.

    A aceleração de 0 a 100 km/h, segundo a BMW, é de 4,3 segundos, acompanhada por uma trilha sonora carregada de forte apelo emocional, com a contribuição do sistema de escapamento esportivo com difusor ​​e tubos de escapes duplos hexagonais, dispostos um acima do outro pela primeira vez em um modelo BMW M.

    BMW XM
    BMW XM (Divulgação/BMW)
    Continua após a publicidade

    Porém, a BMW não se limitará a “apenas” estas especificações do XM: no segundo semestre de 2023, a marca lançará o XM Red Label, que será também o carro de rua mais potente da história da divisão M. Terá nada menos que de 748 cv (somando o motor a gasolina de 585 cv ao elétrico de 197 cv) e 102 kgfm (76 + 28).

    Para as versões que serão comercializadas por enquanto, a produção do XM na fábrica de Spartanburg, nos EUA, começará em dezembro deste ano. Os principais mercados de vendas serão EUA, China e Oriente Médio.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.