A BMW teve calendários cheios em 2022 e 2023, renovando seu portfólio brasileiro quase que simultaneamente com a Europa. Para 2024, não será diferente. A marca confirmou que terá mais de 15 lançamentos no próximo ano, entre modelos a combustão e eletrificados.
O primeiro a chegar, já no primeiro trimestre, será o i5, a inédita versão elétrica da nova geração do Série 5. Por ora, ele será o único representante da gama intermediária no Brasil, assim como acontece com o i7, que representa o Série 7 por aqui.
Mas o i5 não chegará por aqui em qualquer versão. A escolhida foi nada menos que a topo de linha, M60, que tem a mesma potência do atual M5, ainda na geração anterior e equipado com motor V8 4.4 biturbo. Ou seja, o i5 M60 tem 601 cv e 81,1 kgfm extraídos de seus dois motores elétricos, um em cada eixo. Ele é mais potente até que o “irmão maior”, o i7.
De acordo com a BMW, o sedã elétrico pode ir de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. A autonomia projetada é de até 516 km no ciclo WLTP, apesar de a bateria ser mediana, de 81,2 kWh.
Depois do i5 será a vez do novo X2, ao lado de sua variante elétrica, iX2. Assim como o sedã, os SUVs-cupê serão importados de Regensburg, na Alemanha. Neste caso, as versões escolhidas para o Brasil ainda não foram divulgadas.
O X2 tem três opções de motores a gasolina: sDrive18i (1.5 turbo de 136 cv), sDrive20i (1.5 turbo híbrido leve de 170 cv) e M35i xDrive (2.0 turbo de 317 cv com tração nas quatro rodas). Já o iX2 tem, por enquanto, apenas opção com 313 cv vindos de dois motores (um em cada eixo), a mesma configuração do iX1. Uma nova versão com apenas um motor será revelada em 2024.
Os demais lançamentos previstos permanecem em segredo, mas é possível que, entre eles, estejam modelos como os novos M3 CS, M5 e até o SUV XM.