BMW Série 5 elétrico chega com cristais e fibra de carbono por R$ 759.950
Novo BMW Série 5 estreia em variante elétrica de 601 cv e 83,6 kgfm, com tração integral. Versão híbrida chega daqui a alguns meses
A nova e oitava geração do BMW Série 5 chegou oficialmente ao Brasil. Por enquanto, apenas a versão elétrica – a mais cara – está disponível, a partir de R$ 759.990. A configuração híbrida, 530e, chegará nos próximos meses.
O BMW i5 tem números superiores ao de um M5 da geração anterior, graças aos dois motores elétricos, instalados um em cada eixo. Por isso, a tração é integral. São 601 cv de potência e 83,6 kgfm de torque totais, que rendem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. O antigo M3, com motor V8 4.4, entregava 625 cv e fazia a mesma aceleração em 3,3 segundos.
Para alimentar os motores, a bateria é de 81,2 kWh. É possível recarregá-la a até 200 kW — segundo a BMW, nesta condição, são 30 minutos para uma recarga de 10 a 80%. A autonomia é de 391 km, no ciclo do Inmetro. Todos os compradores levarão um carregador doméstico de 11 kW e um wallbox de 22 kW.
Além da modificação estética, com linhas que tendem ao minimalismo, o i5 traz versão decorativa da grade duplo rim, com o contorno iluminado. A carroceria está um pouco maior e as maçanetas são embutidas nas portas, por fins aerodinâmicos.
O painel é decorado com apliques cristalizados, que também contam com iluminação personalizável. É claro que há um par de telas curvadas aqui, unindo quadro de instrumentos e central multimídia sob a mesma moldura, num total de 27,2”. Além da touchscreen, é possível operar o sistema por comandos de voz, gestos ou botões físicos.
Até a chave pode ser digitalizada — nesse caso, utilizando tecnologia UWB de alguns iPhone e Samsung Galaxy, de modo que a chave pode ser enviada virtualmente para outras pessoas. Em países como a Alemanha, até a direção pode ser ‘terceirizada’, pois o i5 é habilitado para condução autônoma de nível 3, que, legalmente, permite ao motorista tirar mãos do volante e olhos da estrada.
Os brasileiros, porém, terão acesso à condução de nível 2+ (piloto de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa, entre outros), sistema de estacionamento automático e ao IconicSounds Electric, que é o pacote de sons artificiais assinado por Hans Zimmer. As trilhas compostas pelo vencedor do Oscar são dinâmicas, interagindo em tempo real com o carro, como se fosse um barulho de motor.
O novo BMW i5 chega ao Brasil em 10 opções de pinturas para a carroceria e três opções de cores para o revestimento interno, sempre em couro Merino. Compradores ainda ganharão quatro anos do pacote BMW Service Inclusive (BSI), que oferece serviços de manutenção com cobertura mundial na rede de concessionárias, sem custo adicional dos serviços cobertos e, nesse caso, sem limite de quilometragem