Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

BMW i5 M60 é rápido como um M5, mas poderia chegar mais longe

Com seus 601 cv de potência, o sedã tem acelerações fortes e comportamento esportivo como um legítimo BMW M

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 dez 2024, 16h57
BMW i5 M60
BMW i5 M60 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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A nova e oitava geração do BMW Série 5 é a primeira a ter uma versão elétrica, no caso, o i5. Para o Brasil, apenas a versão mais cara, a M60, está disponível – decisão longe de ser ruim, já que esse sedã passa dos 600 cv de potência, anda tanto quanto o novo M5 e tem um preço atraente pelo que oferece.

O BMW i5 M60 custa R$ 764.950, consideravelmente mais do que os R$ 579.950 da versão híbrida 530e, que combina um motor 2.0 turbo e um elétrico, que promete fazer mais de 27 km/l, mas que tem 299 cv. Em tese, ele tem o Mercedes-Benz EQE Sedan como rival no Brasil, mas o Mercedes tem só 292 cv e uma proposta bastante diferente, por cerca de R$ 115.000 a menos.

Pausa na ousadia

Após uma sequência de modelos com visual mais polêmico, o novo Série 5 tenta acalmar os ânimos com uma aparência mais discreta. Só que, mesmo assim, ele chama muita atenção por ser elegante e, ao mesmo tempo, ter uma pegada esportiva. A dianteira tem faróis com máscara negra e iluminação full led com facho alto adaptativo.

BMW i5 M60
BMW i5 M60 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

No meio, a grade é toda fechada (por se tratar de um elétrico) e tem iluminação em led nas bordas – efeito interessante, embora não seja unânime. Ela ainda abriga a letra “M”, da divisão esportiva da marca, no lugar da letra “i”, que identifica os elétricos da BMW. Isso demonstra que a vocação do i5 M60 é mais esportiva do que apenas elétrica. O grande capô também se destaca.

De lado as dimensões do i5 ficam mais claras, assim como suas proporções, clássicas de um BMW com capô longo, cabine recuada e traseira curta. Também está lá o tradicional Hoffmeister, a curvatura da janela traseira. São 5 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,51 m de altura. O entre-eixos tem 2,99 metros.

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BMW i5 M60
BMW i5 M60 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

As rodas, com desenho até discreto, são de 20 polegadas, com pneus 245/40 na dianteira e 275/35 na traseira. Não por acaso, o eixo traseiro é esterçante para ajudar em manobras em locais mais apertados. A traseira tem lanternas em leds, e um para-choque com uma pegada esportiva, com direito a uma simulação de difusor.

A cabine do i5 tenta repetir a sobriedade do exterior, com traços retos e horizontais, mas a BMW soube como buscar mais personalidade refinamento para além do acabamento de alta qualidade, com direito a fibra de carbono de verdade.

BMW i5 M60
BMW i5 M60 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Há uma variedade de materiais e texturas, e uma faixa central em cristal iluminada, com inúmeros opções de cores, ao gosto do motorista ou de acordo com o modo de condução. É possível ainda selecionar degradês e mudar a intensidade das luzes. Elas também funcionam como alertas em situações específicas.

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No topo do painel está o conjunto curvo de telas, com 12,3” no quadro de instrumentos e 14,9 “ na central multimídia. E ainda tem o head-up display, também personalizável.

BMW i5 M60
BMW i5 M60 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ainda entre os equipamentos há frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de permanência em faixa, assistente de voz, alexa, sistema de estacionamento autônomo (sem a necessidade de controlar freio e/ou acelerador), automatização de hábitos e som da Bowers&Wilkins de 665 Watts e 17 alto-falantes.

Modos de condução – ou de vibe

O i5 M60 tem seis diferentes modos de condução, mas nem todos alteram parâmetros de dirigibilidade. O Personal é um modo normal, com condução intermediária, “ronco” do motor mais suave e que permite maior personalização do modelo, como nas luzes.

BMW i5 M60
BMW i5 M60 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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O Efficient é o modo econômico, que torna o carro mais “amarrado” para poupar bateria, dispensa os ruídos virtuais de aceleração e deixa as luzes internas azuis. O Sport entrega o máximo de desempenho, entrega um “ronco” mais alto e encorpado e cria um degradê entre vermelho e azul nas luzes, reproduzindo as cores do logotipo da divisão M.

Depois deles há outros três modos, mas que mudam apenas a “vibe” da cabine, mantendo a condução em um nível intermediário. O Expressive inunda a cabine de luzes azuis e amarelas e tem o ruído virtual mais divertido de todos, remetendo a um filme de ficção científica ou suspense. O Digital Art explora o roxo nas luzes e tem um “ronco” mais branco e, o Relax, fecha o teto solar e a cortina traseira, muda as luzes para um tom amarelado em menor intensidade, e reproduz um ruído suave, como se fosse um mantra de relaxamento.

BMW i5 M60
BMW i5 M60 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Todos os “roncos” foram compostos pelo premiado Hans Zimmer e são reproduzidos apenas dentro da cabine, por fora nada se ouve. Caso você prefira, é possível desativá-los e assumir o silêncio.

Sem cinema, mas com bom espaço

Nos bancos de trás há bom espaço para pernas, cabeça e ombros, desde que para duas pessoas: o túnel central é bastante alto e limita a acomodação de um terceiro passageiro ali. Também, convenhamos, a proposta de um i5 não é a de lotação.

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BMW i5 M60
BMW i5 M60 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Quem vai atrás vai confortável e tem mimos, como duas zonas de ar-condicionado exclusivas, com saídas centrais e nas colunas laterais, portas USB do tipo C e porta-copos. Não há um cinema como no “irmão” maior, i7, mas o i5 ainda entrega conforto de classe executiva. Também é dos bancos traseiros o maior aproveitamento do imenso teto solar.

O porta-malas é grande, tem 490 litros (menos que os 521 litros do VW Virtus), e há alguns espaços debaixo do tampão para guardar os kits de reparo dos pneus e o carregador portátil. Vale dizer ainda que o estepe ocupa uma porção significativa do compartimento, e atrapalha.

BMW i5 M60
BMW i5 M60 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Anda, e anda muito

O i5 M60 é a segunda versão mais potente e rápida do novo Série 5 no mundo, atrás apenas do novo M5. Ele tem dois motores elétricos, um em cada eixo, o que configura tração integral. Ao todo são 601 cv de potência e 83,6 kgfm de torque.

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Como comparação, o novo M5, que é híbrido e combina um motor V8 a um elétrico, tem 727 cv e 102 kgfm. Mas é bem pesado, tem 2.445 kg, o que equilibra seu desempenho com o elétrico. O i5 M60 tem 2.305 kg.

BMW i5 M60
BMW i5 M60 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

No nossos testes, o i5 M60 foi de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, é muito rápido. Também na comparação, o M5 promete fazer essa aceleração em 3,5 segundos, segundo a BMW.

As acelerações do sedã muito fortes e fazem os demais passageiros, mesmo que estejam esperando pelas arrancadas, se assustarem. É, realmente, uma pancada – e muito divertido, não dá para negar, mas principalmente para quem tá dirigindo.

BMW i5 M60
BMW i5 M60 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Por tudo isso, é um carro de comportamento esportivo também na direção, que é muito direta, e na suspensão, que é mais firme. Só que mesmo sendo firme, ela é silenciosa e não dá pancadas secas, mistura muito bem o conforto e a estabilidade. E ela é ativa, pode subir ou descer conforme o modo de condução escolhido. De qualquer forma, o i5 é bem baixo e precisa tomar muito cuidado em lombadas e valetas, porque ele pode raspar a dianteira e o entre-eixos.

A bateria tem 81,2 kWh, com possibilidade de recarga até 22 kW de potência em carga lenta e até 205 kW em carga rápida. Inclusive, a BMW dá um wallbox de 22 kW e um carregador portátil de tomada residencial de 11 kW aos compradores do i5.

BMW i5 M60
BMW i5 M60 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Nos nossos testes, ele registrou uma autonomia projetada, em ciclo misto, de 386 km. Mais do que os 391 km anunciados pela BMW junto ao Inmetro. Poderia ser mais caso houvesse uma bateria um pouco maior, mas também existiria uma desvantagem. A bateria maior seria mais pesada, afetando o desempenho do sedã. É uma discussão difícil.

Veredicto

O i5 M60 é um sedã de luxo com muito espaço, muita tecnologia e desempenho de um verdadeiro esportivo, mas que poderia chegar mais longe com uma carga. De qualquer forma, se a intenção for diversão e ele não for o seu único carro, aí ele vai muito bem.

Ficha técnica – BMW i5 M60

Preço: R$ 764.950
Motor: dois elétricos, 265 cv (dianteiro) e 345 cv (traseiro), 601 cv e 83,6 kgfm combinados
Bateria: íons de lítio, 81,2 kWh (úteis); autonomia, 386 km (Quatro Rodas) / 391 km (Inmetro)
Câmbio: automático, 1 marcha, tração integral
Direção: elétrica (eixo traseiro direcional)
Suspensão: duplo A (diant.), multilink (amortecimento pneumático) (tras.)
Freios: disco ventilado nas quatro rodas
Pneus: 245/40 R20 (dianteira) e 275/35 R20 (traseira)
Dimensões: comprimento, 506 cm; largura, 190 cm; altura, 151,5 cm; entre-eixos, 299,5 cm; peso, 2.305 kg; porta-malas, 490 litros

Teste – BMW i5 M60

Aceleração
0 a 100 km/h 3,9 s
0 a 1.000 m 22 s / 226,1 km/h
Velocidade máxima* 230 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h 1,5 s
D 60 a 100 km/h 1,8 s
D 80 a 120 km/h 2,2 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 16,2/25/54,8 m
Consumo
Urbano 4,8 km/kWh
Rodoviário 4,7 km/kWh
Ruído interno
Neutro/RPM máx. – / – dBA
80/120 km/h 57,9/61,9 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h n/a
Volante 2,5 voltas

 

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