BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana
Continua após publicidade

BMW i Vision Dee é sedã que muda de cor, não tem telas e prevê 2040

Apesar da alta dose de tecnologia, que transforma o para-brisa em um grande head-up display, o modelo remete ao Série 3 de 50 anos atrás

Por Guilherme Fontana, de Munique (Alemanha)
Atualizado em 5 jan 2023, 11h21 - Publicado em 5 jan 2023, 10h50

Para a BMW, o carro do futuro não terá telas, maçanetas e grades. Em compensação, ele será um assistente virtual e uma porta de entrada ao metaverso, misturando o mundo real ao virtual. Pelo menos é como a marca vê seus modelos para 2040, representados pelo conceito i Vision Dee apresentado na CES 2023, mas que QUATRO RODAS pode conhecer antecipadamente em Munique (Alemanha).

O i Vision Dee (de Digital Emotional Experience) é uma evolução da família de conceitos i Vision da BMW, mas que prevê o futuro sem deixar de olhar para o passado.

O protótipo é um sedã com volumes bem definidos e característicos de um BMW, como capô longo, traseira curta, “nariz de tubarão” na dianteira e o clássico Hofmeister Kink – ou a curvatura na última janela lateral típica dos BMW.

BMW i Vision Dee
(Divulgação/BMW)

No geral, o desenho remete ao ao Série 3 E30, de 1970. A grade da marca também está lá, mas em uma nova interpretação: horizontal e fechada, para redução do número de peças plásticas.

BMW i Vision Dee
(Divulgação/BMW)
BMW i Vision Dee
(Divulgação/BMW)

Além disso, ela é quase como uma tela e muda de cor. É por pura estética ou para comunicação por sinais com pessoas ou demais veículos, reproduzindo expressões faciais. A mudança de tonalidade acontece com a mesma tecnologia utilizada no conceito iX Flow mas, agora, com 32 cores disponíveis.

Continua após a publicidade

Na verdade, todo o carro pode mudar entre essas 32 cores diferentes. A carroceria tem 240 segmentos distintos que podem ter sua cor alterada ao gosto do usuário. Dá, inclusive, para criar faixas ao longo da carroceria.

BMW i Vision Dee
(Divulgação/BMW)

A mesma tecnologia está na faixa traseira que integra as pequenas e discretas lanternas, representadas por dois traços. No caso dos faróis, também quase que camuflados, a marca quis manter a tradição de elementos duplos na iluminação, mas em uma nova linguagem. Por fim, as exóticas rodas têm uma peça sobreposta que se movimenta de forma independente da principal.

BMW i Vision Dee
(Divulgação/BMW)

Mas o Dee não é apenas um estudo de design. Por fora, nada de retrovisores e maçaneta, tudo funciona por câmeras e sensores, como a abertura das portas. Quando o motorista se aproxima, o veículo o reconhece, apresenta seu avatar nas janelas laterais com uma saudação, e abre a porta.

BMW i Vision Dee
(Divulgação/BMW)

Por dentro, o painel do sedã é liso, com apenas um botão físico no console. Para os demais comandos, as solicitações serão por voz ou gestos. Também não há telas, tudo é projetado no para-brisa – o velocímetro, a “central multimídia” e uma terceira visualização para o passageiro. Um imenso head-up display que será introduzido, em uma versão mais conservadora, em novos modelos da marca a partir de 2025.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
BMW i Vision Dee
(Divulgação/BMW)

A quantidade de informações pode ser configurada de acordo com o gosto e a necessidade dos ocupantes, em cinco níveis. Há possibilidade de ter apenas o velocímetro ou uma imagem completa no vidro, que insere os ocupantes em uma espécie de metaverso, misturando a vida real e o digital. Isso acontece por meio de projeções no vidro, junto à visão real.

BMW i Vision Dee
(Divulgação/BMW)

Os assistentes de condução podem projetar a rota definida e destacar potenciais perigos. Tudo isso, segundo a marca, é para que o motorista jamais tire os olhos da via e viva uma experiência virtual – mas garante a prioridade na segurança e a facilitação da vida do usuário, mesmo com tantas distrações.

BMW i Vision Dee
(Divulgação/BMW)

O modelo também tem “vida” própria, já que é um assistente virtual e pode conversar de forma natural, com direito a gírias, expressões e “piadinhas”, e ajudar os usuários do veículo. Além do interior, a assistente também pode ser ouvida, caso necessário, do lado de fora do carro. É quase como uma Alexa sobre rodas.

Continua após a publicidade

Por ser um conceito focado em design e tecnologia, o i Vision Dee não tem um conjunto mecânico debaixo da carroceria – mas seria de se esperar motores elétricos para movimentá-lo, caso ele ganhasse as ruas em breve.

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A melhor notícia da Black Friday

Assine Quatro Rodas e tenha acesso digital a todos os títulos e acervos Abril*.
E mais: aproveite uma experiência com menos anúncio!
É o melhor preço do ano!

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

O plano para estar bem informado sobre tudo! Acesso digital ilimitado aos conteúdos dos sites, apps e acervos de todas publicações Abril.

a partir de R$ 2,00/semana

a partir de R$ 1,00/semana*
(Melhor oferta do ano!)

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

O plano completo da Quatro Rodas para ter acesso aos conteúdos exclusivos em todos os formatos: revista impressa, site com notícias 24h, edições digitais e acervos de todos os títulos Abril nos apps.

a partir de R$ 12,90/mês

a partir de R$ 9,90/mês
(Melhor oferta do ano!)

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.