BMW antecipa futuro M3 elétrico que poderá ter mais de 1.300 cv
Previsto para 2027, esportivo vai usar supercomputador para garantir que a experiência de direção seja muito próxima de um M3 a combustão

A BMW causou um alvoroço ao mostrar os conceitos Neue Klasse. É assim que ela chama sua nova família de carros elétricos que estreará 2025 com o novo iX3, com novas plataforma e arquitetura eletrônica. Mas os planos dos alemães são mais ambiciosos e essa nova plataforma também dará origem a esportivos.
Sim, vai sobrar até para o BMW M3. O tradicional sedã esportivo preparado pela divisão Motorsport também terá um equivalente elétrico. É justamente este o carro escondido sob a camuflagem nas imagens divulgadas pela divisão de performance da BMW. Ao que tudo indica, este protótipo está bem próximo ao de produção.
Mesmo disfarçado é possível ver características que serão marcantes na linha de elétricos Neue Klasse. Um bom exemplo é a dianteira mais futurista, com faróis na parte central, sem avançar para os para-lamas e mais retangulares. A grade “duplo rim” ainda está ali, mas com um formato um pouco diferente do que estamos acostumados, mais horizontal. Se seguir fielmente o sedã conceito apresentado pela BMW, é provável que grade e faróis se unam-se em um único conjunto.

As diferenças do M3 elétrico (codinome ZA0) para o protótipo do sedã padrão, i3 (codinome NA0), estão nos para-lamas e arcos de rodas mais largos. Essas características reforçam o caráter esportivo do protótipo, junto dos pneus de alto-desempenho Michelin e das maçanetas pop-up, que ajudarão na aerodinâmica.
Um fator que será determinante para o desempenho do M3 elétrico — ou seria iM3? — é o novo sistema de tração integral e controle integrado da dinâmica de direção, ambos controlados pelo supercomputador Heart of Joy. Ele será peça chave em todos os veículos Neue Klasse e, junto dos novos sistemas, vai garantir que a dinâmica do esportivo elétrico seja muito próxima dos carros a combustão.
Ver essa foto no Instagram
Ainda é um pouco cedo para falarmos de potência. Embora a BMW tenha prometido esportivos da Neue Klasse com quatro motores e potência acima dos 1.300 cv, isso poderá ser reservado para outros carros. No M3, é possível que as primeiras versões tenham algo em torno dos 670 cv, podendo aparecer versões mais potentes, com até 1.000 cv, com o tempo.
O M3 elétrico está programado para ser lançado em 2027. Até lá, conheceremos outros modelos com a plataforma Neue Klasse, como o iX3, que será o primeiro da família, e o i3, ambos programados para 2026.