Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

BMW antecipa futuro M3 elétrico que poderá ter mais de 1.300 cv

Previsto para 2027, esportivo vai usar supercomputador para garantir que a experiência de direção seja muito próxima de um M3 a combustão

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 13 dez 2024, 13h16 - Publicado em 13 dez 2024, 13h00
BMW M3 eletrico
 (Divulgação/BMW)
Continua após publicidade

A BMW causou um alvoroço ao mostrar os conceitos Neue Klasse. É assim que ela chama sua nova família de carros elétricos que estreará 2025 com o novo iX3, com novas plataforma e arquitetura eletrônica. Mas os planos dos alemães são mais ambiciosos e essa nova plataforma também dará origem a esportivos.

Sim, vai sobrar até para o BMW M3. O tradicional sedã esportivo preparado pela divisão Motorsport também terá um equivalente elétrico. É justamente este o carro escondido sob a camuflagem nas imagens divulgadas pela divisão de performance da BMW. Ao que tudo indica, este protótipo está bem próximo ao de produção.

Mesmo disfarçado é possível ver características que serão marcantes na linha de elétricos Neue Klasse. Um bom exemplo é a dianteira mais futurista, com faróis na parte central, sem avançar para os para-lamas e mais retangulares. A grade “duplo rim” ainda está ali, mas com um formato um pouco diferente do que estamos acostumados, mais horizontal. Se seguir fielmente o sedã conceito apresentado pela BMW, é provável que grade e faróis se unam-se em um único conjunto.

BMW M3 eletrico
(Divulgação/BMW)

As diferenças do M3 elétrico (codinome ZA0) para o protótipo do sedã padrão, i3 (codinome NA0), estão nos para-lamas e arcos de rodas mais largos. Essas características reforçam o caráter esportivo do protótipo, junto dos pneus de alto-desempenho Michelin e das maçanetas pop-up, que ajudarão na aerodinâmica.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Um fator que será determinante para o desempenho do M3 elétrico — ou seria iM3? — é o novo sistema de tração integral e controle integrado da dinâmica de direção, ambos controlados pelo supercomputador Heart of Joy. Ele será peça chave em todos os veículos Neue Klasse e, junto dos novos sistemas, vai garantir que a dinâmica do esportivo elétrico seja muito próxima dos carros a combustão.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por BMW M GmbH (@bmwm)

Continua após a publicidade

Ainda é um pouco cedo para falarmos de potência. Embora a BMW tenha prometido esportivos da Neue Klasse com quatro motores e potência acima dos 1.300 cv, isso poderá ser reservado para outros carros. No M3, é possível que as primeiras versões tenham algo em torno dos 670 cv, podendo aparecer versões mais potentes, com até 1.000 cv, com o tempo.

O M3 elétrico está programado para ser lançado em 2027. Até lá, conheceremos outros modelos com a plataforma Neue Klasse, como o iX3, que será o primeiro da família, e o i3, ambos programados para 2026.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.