As novas tecnologias estão surgindo e até que tudo esteja bem estabelecido situações como essa que ocorreu nos Estados Unidos se tornarão ainda mais comuns. No Aeroporto Internacional Dallas-Forth Worth, o uso de um carregador ultrarrápido estava gerando incômodo por parte de um, ou alguns, donos de EVs.
Tudo começou quando misteriosamente alguém imprimiu e colou em um carregador de 350 kW um bilhete que dizia o seguinte: “Para garantir um acesso justo ao carregamento para todos os motoristas de EV: Se o seu EV não puder aceitar mais de 100 kW, NÃO ESTACIONE NESTE CARREGADOR (REGINA)”.
A pessoa ainda continuou listando os carros que não deveriam usar o tal do carregador “Regina”. “Isto se aplica aos proprietários de: Chevrolet Bolt EV/EUV, Hyundai Kona Electric, Nissan Leaf, Mazda MX-30, Mini Cooper SE, Smart EQ Fortwo, Volkswagen e-GOlf, Ford Transit EV, ENTRE OUTROS.”
E ainda tem mais. Revoltado, o cidadão com um jeito bem passivo-agressivo de escrever ainda explica o porquê de carros com potência de carregamento inferior não devem usar aquele carregador e dá as instruções de onde eles devem carregar.
“O Regina fornece 350 kW, mas se o seu carro não consegue utilizá-lo em plena capacidade, você está impedindo que carros com carregamento mais rápido o utilizem. Carros com carregamento mais rápido podem entrar e sair mais rápido, para benefício de todos!!! Mostre cortesia e use ERNIE ou FLORENCE à esquerda (oeste de REGINA). Para carros com potência de carregamento inferior a 100 kW, você não experimentará um carregamento mais lento, pois eles ainda carregam mais rápido do que o seu carro pode suportar. Aprenda como funcionam os carregadores EV e como usá-los da melhor forma para um carregamento eficiente!”
A mensagem foi divulgada no Reddit e divulgada pelo site Jalopnik, que prontamente entrou em contato com a EVgo, responsável pelos carregadores, que confirmou o ocorrido e disse que mandou um funcionário retirar o bilhete. A empresa também garantiu que não foi responsável pela mensagem.
Ignorando o estranho fato de que os americanos dão nomes aos carregadores públicos, a mensagem — embora seja de muito desrespeitosa e elitista — não está errada. De fato, se um carro tem potência de carregamento máxima de 80 kW ele não vai carregar mais rápido em um ultrarrápido, podendo usar os mais lentos sem ser prejudicado. Já os carros mais modernos que suportam potências maiores, demoram muito mais para carregar em carregadores lentos.
Mas o fato é: quando se trata de carregadores públicos, vale a lei de quem chega primeiro. Não existe nada que obrigue proprietários de carros menos potentes a carregar em estações mais lentas. Aí vai da gentileza de cada um. Se os carregadores mais lentos estiverem vazios, o que custa usá-los e deixar os mais rápidos para quem realmente vai se beneficiar deles?
Agora colocar um bilhete com o intuito de desrespeitar e proibir proprietários de carros inferiores de usar a estação, é outra história. Quem pode comprar carros mais tecnológicos terá que aprender a conviver com os carros mais lentos, afinal, eles não vão deixar de existir só porque demoram mais pra carregar. É tudo questão de paciência e pensar que o problema não é o tempo de carregamento, mas sim a falta de carregadores para todos.