Bateria com recarga mais rápida do mundo surpreende a própria fabricante
Um Zeekr 7X com bateria de 75 kWh teve uma recarga de 10 a 80% em menos de 10 minutos

A Zeekr apresentou, em agosto de 2024, a Golden Battery, uma bateria que prometia ser recarregada de 10% a 80% em 10,5 minutos – tempo significativamente menor do que as demais baterias do mercado e que reduz as preocupações de tempo ocioso e de autonomia. Agora, porém, um teste de recarga com a nova bateria surpreendeu a própria marca chinesa.
Trata-se de uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP), tecnologia amplamente utilizada por ser mais barata e por ter uma vida útil maior, que suporta uma taxa de recarga de 5,5 C. Isso significa que a bateria pode ser carregada ou descarregada 5,5 vezes no período de uma hora. Baterias de 1 C, por exemplo, prometem uma recarga em uma hora.

Outra promessa é de que, pelo melhor gerenciamento de recarga e temperatura, o componente mantenha uma alta velocidade mesmo em baixas temperaturas. A -10°C, por exemplo, ainda será possível recarregar até os 80% em 30 minutos.
Para atestar a real capacidade da recarga, o canal Out of Spec Reviews utilizou um Zeekr 7X, primeiro modelo equipado com a nova bateria, que tem 75 kWh. Na largada, já uma grande surpresa: o carregador ao qual o apresentador submeteu a recarga era de 840 kW, potência quase quatro vezes maior do que o carregador mais potente disponível no Brasil. O carregador em questão é de propriedade da Zeekr.
A bateria do modelo foi zerada e, logo após a conexão, já exibia uma potência de carga de 200 kW, enquanto chegava rapidamente aos 3%. Perto dos 10%, a potência foi elevada para mais de 400 kW, antes de atingir o pico de 460 kW. O tempo total indicado, até os 100%, era de 19 minutos.
Ao final, o vídeo apresenta um resumo dos números, que impressionam. O Zeekr 7X foi recarregado de 0 a 70% em 1o minutos e, de 0 a 100%, em 22 minutos – correspondendo a cerca de 600 km de autonomia. O período divulgada pela marca, de 10 a 80%, foi feito em 9 minutos e 45 segundos – surpreendendo a própria Zeeker, que divulga, vale lembrar, 10,5 minutos.