Baojun Cloud é carro elétrico da GM mais barato que o BYD Dolphin
Com mistura entre hatch e minivan, Baojun Cloud tem tamanho de Dolphin e promete até 460 km de autonomia com preço de Onix usado
Marca da General Motors exclusiva para a China, a Baojun lançou seu mais novo carro elétrico, o Cloud (Yunduo ou “nuvem”, na tradução literal). Ele é uma resposta direta ao sucesso do BYD Dolphin e o mais surpreendente: é ainda mais barato.
O formato entre hatch e minivan segue o carro elétrico da BYD e o design é completamente diferente dos outros Baojun, com luzes diurnas interligadas e os faróis separados, bem no meio do para-choque frontal. A fabricante, aparentemente inspirada, chama esse estilo de design de “estética do céu”.
De lado, nota-se uma janela espia entre as colunas C e D, que aumenta a área envidraçada do Baojun Cloud. Mas sua traseira é ainda mais diferente, com pequenas lanternas interligadas por baixo, por meio de uma barra de led. Refletores ficam integrados à peça que emula um extrator no para-choque.
As dimensões são equivalentes as de um Dolphin. Tem 4,29 m de comprimento, 1,85 largura, 1,65 de altura e 2,70 m de entre-eixos – a mesma medida do BYD.
Por dentro, o Baojun Cloud tem quadro de instrumentos digital em uma tela de 8,8 polegadas e uma central multimídia em tela flutuante de 15,6 polegadas, baseada no sistema LingOS 2, com comandos por voz, comandos remotos por smartphone e navegador nativo.
A versão de entrada, porém, tem central de 10,1 polegadas, mas já tem ar-condicionado automático, espelhos elétricos, piloto automático e câmera de ré. Isso explica seu preço inicial de 95.800 yuans (o equivalente a R$ 65.700), ou 21.000 yuans mais barato que o BYD Dolphin.
Versões intermediárias têm autonomia maior e possibilidade de o carro recarregar outros elétrico. Só a versão topo de linha tem iluminação ambiente na cabine com 256 cores, carregador sem fio para smartphones, porta-malas com abertura elétrica e teto solar. Esta versão custa 123.800 yuans (R$ 84.500 no câmbio atual).
Todas as versões do novo carro elétrico da GM têm motor elétrico de 136 cv e 20,4 kgfm. O que muda é justamente a capacidade da bateria e a autonomia. Com o conjunto de 37,9 kWh, promete 360 km. Com o de 50,6 kWh, promete 460 km no padrão de medição chinês. Aceita carga rápida e as versões com bateria maior podem recarregar outro carro (ou mesmo uma casa) com tensão de 220V.