Audi Q8 e-tron Dakar parece off-road, mas tem mais contras que prós
A própria Audi reconhece que o modelo tem capacidades para um off-road leve, além de revelar que ele perde em autonomia e desempenho
A Audi apresentou o Q8 e-tron Edition Dakar, uma série inédita que dá apelo off-road ao SUV elétrico mais caro da marca. Quase como um carro de demonstração, serão comercializadas apenas 99 unidades com a intenção de mostrar a capacidade da Audi no fora-de-estrada e, além disso, que os elétricos também podem encarar a terra. Porém, é bom que os lameiros menos conservadores não se empolguem tanto.
Entre os diferenciais, o Q8 e-tron Edition Dakar tem pneus todo-terreno General Grabber AT3, de perfil alto, sem especificações divulgadas, mas que aumentam a altura do solo em 3,1 cm. Além deles, os proprietários também levarão para casa outros quatro pneus comuns, com rodas de 20 polegadas, para uso urbano. Ou seja, o SUV será entregue, ao todo, com oito pneus.
Os ângulos do veículo foram aprimorados. São 20° no ataque, ou seja, na dianteira; 26° na saída, ou seja, na traseira; e 19 grau no ângulo de rampa, ou seja, no entre-eixos. Já a altura da carroceria é reduzida de acordo com a velocidade para melhorar a aerodinâmica e a estabilidade.
Há ainda itens como forros e tapetes mais resistentes, rack de teto, compartimentos de bagagens para instalação no teto, alças de fixação, entre outros aparatos para encarar uma aventura.
Por outro lado, apesar dos pneus, da maior altura do solo, da tração integral e do visual não espere por grandes feitos do Q8 e-tron no off-road. Ele não tem capacidades lameiras como um Defender ou um Jeep Wrangler, e a própria Audi reconhece isso, reforçando que o modelo está pronto para enfrentar “terrenos off-road leves”. A capacidade de imersão, por exemplo, é de apenas 30 cm.
Os dados de desempenho e autonomia pioram quando o modelo está equipado com os pneus todo-terreno – vale lembrar, é possível trocá-los, já que um segundo conjunto urbano acompanha o veículo. Ele é equipado com o mesmo conjunto da versão 55 regular, ou seja, dois motores elétricos (um em cada eixo), que somam 408 cv e 67,7 kgfm.
Segundo a Audi, com pneus comuns (o conjunto de aro 20), o SUV elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos – número que sobe para 5,9 segundos com os pneus todo-terreno. A velocidade é sempre limitada a 200 km/h.
Já a autonomia tem uma diferença maior. Com pneus comuns, de acordo com a marca no cilo WLTP, o modelo tem alcance projetado de 531 km, que cai para 487 km com os pneus General Grabber AT3. A bateria do Q8 e-tron é de 114 kWh brutos.