As vendas de carros híbridos e elétricos no Brasil cresceram 91% em 2023, na comparação com 2022. Com o aumento da frota, houve também uma expansão nos carregadores disponíveis, porém, não na mesma proporção. Isso tem gerado problemas: muitos proprietários não se atentam ao fim da recarga de seus carros e os deixam, já carregados, ocupando os ainda escassos carregadores. Mas isso pode estar com os dias contados.
A WeCharge, empresa responsável por uma das redes de eletropostos no Brasil, passou a efetuar uma cobrança adicional por tempo ocioso em seus postos rápidos e ultrarrápidos. Ou seja, quando o veículo estiver 100% carregado e permanecer ocupando o ponto de recarga, pagará por isso.
Quando a recarga for finalizada, o proprietário será notificado em seu celular, através de um push do aplicativo da WeCharge, e terá uma tolerância de 15 minutos para retirar o veículo do carregador. Caso não o faça, será feita uma cobrança adicional de R$ 0,50 por minuto. A cobrança vai valer para todos os carregadores DC da empresa pelo país, começando pelo EDP E-Lounge em Pinheiros, na cidade de São Paulo.
Segundo a empresa, que possui 119 eletropostos, divididos entre 9 cidades do país, “manter o fluxo nos eletropostos é essencial para uma boa experiência para todos os motoristas”. A WeCharge também diz que a iniciativa deverá contribuir para o fortalecimento da mobilidade sustentável no Brasil.