Alfa Romeo desiste de ser totalmente elétrica e vai apostar também em híbridos
Diretora executiva da Alfa Romeo para a América do Norte confirma que uma linha totalmente elétrica não garantiria a sobrevivência da marca nos EUA

Depois de Porsche, Mercedes, Volvo, entre outras marcas, agora chegou a vez da Alfa Romeo entrar para o clube das marcas que desistiram de se tornarem totalmente elétricas.
No caso da marca italiana, a decisão foi anunciada durante o NADA Show, evento que aconteceu nos Estados Unidos na última semana voltado para os concessionários do país. Quem fez o discurso foi Chris Feuell, diretora-executiva da Alfa Romeo para a América do Norte.
Essa é a primeira grande decisão tomada por Feuell, uma vez que iniciou no cargo em dezembro do ano passado. “A maior mudança nos nossos planos de produto e tecnologia é a transição de uma estratégia exclusivamente elétrica para uma abordagem multienergia”, disse a executiva. Anteriormente, a Alfa tinha a meta de só lançar carros elétricos a partir de 2025 e de abandonar todas as opções com motor a combustão em 2027.

Após o evento, que ocorreu entre os dias 24 e 26 de janeiro, Feuell ainda conversou com a Automotive News e explicou um pouco mais sobre a decisão. “Seria muito difícil sobreviverem com um portfólio só de 100% elétricos”, falou a diretora, se referindo à sua rede de 110 concessionárias.
É fato que isso vale para a América do Norte, mas pode ser que a decisão se estenda também para o braço europeu da Alfa Romeo. Na Europa, a marca já tem uma abordagem multienergia, como descreveu Feuell.
O melhor exemplo disso é o Alfa Romeo Junior. Ele é o primeiro elétrico da marca e está disponível em duas versões: a de 156 cv e 410 km de autonomia e a de 280 cv e 334 km de autonomia.

Porém, ele também tem uma terceira variante com sistema híbrido-leve. Esse combina o motor 1.2 turbo com um sistema elétrico de 48V para entregar 136 cv.
E os próximos passos também vão seguir por esse caminho. O próximo lançamento da Alfa será o SUV substituto do Stelvio, que inicialmente seria apenas elétrico. Mas, com as novas diretrizes e visto a importância do nome para o mercado norte-americano, é praticamente certo que o modelo receberá variantes com motor a combustão.