Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Volkswagen Voyage 4 portas micou no Brasil, mas teve segunda chance

Sucesso em vários países, o modelo mais prático da família BX só foi valorizado pelos brasileiros no final de sua carreira

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
12 out 2024, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • “Para abrir atrás, só as janelas”, dizia a publicidade do Fusca em 1963, onde três crianças eram vistas completamente soltas no banco traseiro. Fortíssimo, o apelo emocional consolidou a preferência dos brasileiros por automóveis de duas portas, mas prejudicou o sucesso dos VW com quatro portas: 1600, TL, Passat, Brasilia e Voyage.

    Segundo modelo da família BX, o Voyage surgiu em 1981 como três-volumes do Gol, idealizado pela equipe do engenheiro alemão Philipp Schmidt especialmente para o Brasil.

    Em 1983, a carroceria de quatro portas começou a ser produzida nas fábricas de Taubaté e San Justo (Argentina). As quatro portas faziam com que o Voyage parecesse ser maior e mais baixo que o modelo com apenas duas portas. As portas traseiras favoreciam o embarque e desembarque, mas não faziam milagre: a distância entre os eixos era cerca de 11 cm menor, comparado ao Passat.

    VOLKSWAGEN voyage 4 portas
    A harmonia proporcionada pelas quatro portas lhe garantiu o apelido de “mini-Santana” (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Havia três níveis de acabamento: S, LS e GLS, todos impulsionados pelo motor MD-270 movido a gasolina, com 1,6 litro e 72 cv (gasolina) ou 81 cv (etanol).

    O câmbio era de quatro marchas, mas a versão intermediária LS era a única a oferecer duas opções de escalonamento: convencional e tipo 3+E, com relações mais longas para redução do consumo. Equipado com esse câmbio, o Voyage 4 portas acelerou de 0 a 100 km/h em 14 segundos, com médias de consumo de 10,2 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada. Seus 910 kg colaboravam para o baixo consumo, que só não era melhor em razão de sua aerodinâmica deficiente: graças a ela sua velocidade máxima estancou nos 156 km/h.

    Continua após a publicidade
    VOLKSWAGEN voyage 4 portas
    Teto alto, em relação ao Gol, favoreceu a configuração (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Apesar de suas virtudes, o Voyage 4 portas deixou de ser oferecido aqui em 1985: a publicidade mencionando as travas de segurança nas portas traseiras não convenceu as famílias que ainda transportavam crianças soltas no banco de trás.

    Compartilhe essa matéria via:

    Situação oposta ocorria na Argentina: naquele mercado o Voyage 4 portas foi rebatizado de Gacel e foi o primeiro VW produzido naquele país. Em outros países da América Latina ele recebeu o nome Amazon, e nos EUA ele foi denominado Fox, recebendo cerca de 2.000 modificações para atender as especificações daquele mercado.

    Continua após a publicidade
    VOLKSWAGEN voyage 4 portas
    Volante deslocado para a direita era padrão ergonômico na época (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Essa situação só mudaria com a ascensão do Fiat Prêmio, cuja versão de quatro portas ganhou popularidade. O Voyage 4 portas retornou ao mercado em 1990, agora produzido em São Bernardo do Campo: perdeu os quebra-ventos nas portas dianteiras e ganhou o aclamado motor VW AP a gasolina, com 1,8 litro e 95 cv.

    Em 1991, a Volkswagen aproveitou a abertura do mercado aos importados para trazer um de seus maiores sucessos na Argentina: o Voyage Special.

    VOLKSWAGEN voyage 4 portas
    Painel com teclas satélite eram herança do Fox americano. Estepe roubava espaço do porta-malas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade
    VOLKSWAGEN voyage 4 portas
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    VOLKSWAGEN voyage 4 portas
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Baseado no VW Senda (um Gacel reestilizado), o Voyage Sport usava o motor 1.8S do Gol GTS e vinha equipado com rodas de liga leve, ar e acabamento interno com console e estofamento exclusivos. A única opção era a cor da carroceria: Preto Ônix, Cinza Platino ou Azul Nassau.

    O exemplar das fotos é um dos últimos a serem produzidos no Brasil, em 1992: a partir de então todo Voyage 4 portas passou a ser importado da Argentina. A oferta da direção hidráulica foi a última alteração significativa do produto até o encerramento da produção, em 1995: o Voyage só retornaria ao mercado em 2008, desta vez apenas com quatro portas.

    Continua após a publicidade
    VOLKSWAGEN voyage 4 portas
    Versão brasileira oferecia conta-giros apenas como opcional (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    VOLKSWAGEN voyage 4 portas
    O motor VW AP marcou época pela confiabilidade e eficiência (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    VOLKSWAGEN voyage 4 portas
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Ficha Técnica

    VW Voyage GL 1.8 4 portas 1992
    Motor: diant., long., 4 cil. em linha, 1.781 cm3, alimentado por carburador de corpo duplo. Potência: 88 cv a 5.200 rpm. Torque: 14,7 mkgf a 3.400 rpm
    Câmbio: manual de 5 marchas, tração dianteira
    Carroceria: fechada, 4 portas, 5 lugares
    Dimensões: comprimento, 407 cm; largura, 160 cm; altura, 135 cm; entre-eixos, 235,8 cm; porta-malas 219 l, peso, 996 kg
    Pneus: 175/70 SR 13

    Continua após a publicidade

    Teste

    ed-0383 - Voyage Classicos
    (Reprodução/Quatro Rodas)

    JUNHO 1992
    ACELERAÇÃO 0 a 100 km/h, 11,84 s
    VEL. MÁX. 161,9 km/h
    PREÇO  Cr$ 37.271.950 (junho de 1992)
    Atualizado: R$ 46.360 (INPC-IBGE)

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.